Educação e Responsabilidade Social

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Educação e Responsabilidade Social

Investidores

Fundação Itaú Social, Natura, GE Dako

Parceria

Instituto Ethos

Objetivo

Estimular o envolvimento de empresas com a educação e oferecer subsídios para o investimento social privado no país.

Abrangência

Nacional

Público

Coordenadoras(es) de organizações da sociedade civil (OSCs), empresárias(os) e representantes de fundações empresariais, secretárias(os) e gestoras(es) estaduais e municipais.

Produtos

Publicação O que as empresas podem fazer pela educação. Cenpec; Instituto Ethos, 1999.

Vigência

1999


Sobre o projeto

O projeto se constituiu na elaboração de um manual que oferece sugestões de como as empresas podem somar esforços junto às escolas para melhorar a educação pública do país. Ele incentiva a participação e o investimento das empresas na área educacional, define princípios que devem nortear ações concretas e apresenta um roteiro de procedimentos, relatos de casos bem-sucedidos, dicas e sugestões. 

Essa publicação foi elaborada num momento em que, na América Latina e no Brasil, especialmente, todas as atenções estavam voltadas para a educação, que deixou de ser assunto menor e passou a ter maior legitimidade política, mobilizando a sociedade em geral e os governos em todos os seus níveis. Isso significa uma grande oportunidade para promover transformações estruturais e conhecer melhor as restrições e limitações da área educacional. A primeira delas é poder perceber que a educação não se esgota em si mesma, mas faz parte de um contexto social mais amplo. Outra possibilidade é experimentar novas formas de gestão das políticas educacionais, em que a participação de novos atores é de fundamental importância para o alcance de bons resultados.

A publicação apresenta um delineamento do sistema educacional brasileiro, os diferentes focos em que as empresas podem atuar e discorre sobre como as empresas vêm consolidando o conceito e a prática da responsabilidade social por meio de ações de envolvimento com a sociedade civil e órgãos governamentais. Discorre também sobre como as empresas podem influir na elaboração e execução de políticas públicas na área de educação.