Concurso Cultural Infantil Magazine Luiza

-

Concurso Cultural Infantil Magazine Luiza

Investidor

Magazine Luiza

Objetivo

Prestar assessoria educacional e elaborar material de apoio para o desenvolvimento do Concurso Cultural Infantil, promovido pelo Magazine Luíza em escolas públicas localizadas em municípios de atuação da empresa.

Abrangência

Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Público

Docentes, crianças, adolescentes e jovens.

Produtos

Revista As Aventuras de Tito n. 2. Cenpec, 2004.

Livro do Professor. Cenpec, 2003-2003.

Vigência

2003 – 2004


Sobre o projeto

O Magazine Luíza, sediado em Franca (SP), solicitou ao Cenpec uma assessoria para o desenvolvimento do Concurso Cultural Infantil, dirigido a estudantes das escolas públicas do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) de 123 cidades brasileiras, localizadas nos estados onde tem filiais. O projeto consistiu na elaboração de materiais pedagógicos, na assessoria educacional para docentes de escolas públicas, no desenvolvimento de propostas de atividades de sala de aula, no regulamento do concurso e na avaliação das produções dos alunos.

Com a assessoria do Cenpec, as(os) professoras(es) foram orientadas(os) a criar situações de ensino relativas a duas modalidades de produção: redações e desenhos. Para tanto, receberam sugestões de trabalho envolvendo atos de escrita e de representação gráfica, elaboração de cartas (na forma de uma sequência didática) e desenhos. Além disso, receberam informações específicas quanto aos temas dos concursos, bem como sugestões de leitura e de materiais a serem utilizados em sala de aula junto aos alunos. Os livros do professor, nas duas edições, também continham informações especiais quanto à articulação do concurso na escola, que envolveram dicas desde a mobilização inicial do grupo na escola até a divulgação dos produtos finais, com celebração de conquistas das(os) estudantes, fossem ou não vitoriosas(os) na seleção.

O Cenpec também fez parte da comissão julgadora final que escolheu os melhores trabalhos do concurso num evento especialmente organizado para esse fim.