Correção de Fluxo Escolar

-

Correção de Fluxo Escolar

Parceiro investidor

Itaú Social.

Abrangência

Município de Lauro de Freitas (BA).

Parcerias

Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas.

Público

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, equipes gestoras e pedagógicas das escolas do município, professores e alunos.

O projeto faz parte das ações do programa Melhoria da Aprendizagem, que vai oferecer uma série de tecnologias educacionais a 108 municípios a partir de 2021. Entre 2019 e 2020, as organizações convidadas pelo Itaú Social para compor as tecnologias as experimentam nesses municípios.

A Correção de Fluxo Escolar constitui-se em uma versão adaptada do programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo Cenpec entre 1995 e 2016, com resultados nos estados de São Paulo, Paraná, Acre, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

O fundamento da iniciativa é a formação de educadores e o combate à distorção idade-série, por meio de classes de aceleração e de prevenção nas classes regulares, com ações orientadas a:

• Assessorar a equipe da Secretaria de Educação, em todas as fases do trabalho;

• Fazer, com a equipe da Secretaria, a formação das equipes pedagógica e gestora das escolas que dispuserem de classes de aceleração da aprendizagem;

• Desenvolver a formação de todos os alfabetizadores e professores que atuem nas classes de aceleração;

• Compatibilizar o currículo do município de Lauro de Freitas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com criação da matriz curricular para as classes de aceleração;

• Traçar, com as(os) educadoras(es), o perfil das(os) estudantes que participam das classes de aceleração, acompanhar o processo e monitorar os resultados.