Vídeo: pesquisa sobre engajamento juvenil é apresentada no 4° Siei

-

Vídeo: pesquisa sobre engajamento juvenil é apresentada no 4° Siei

O caso das ocupações de escolas em São Paulo

O estudo das motivações para o engajamento de jovens nos movimentos de ocupação das escolas em São Paulo, no ano de 2015, foi apresentado no 4º Seminário Internacional de Educação Integral (Siei). A apresentação foi realizada por Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC, e Joana Buarque, pesquisadora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação da organização.

O estudo foi apresentado no segundo dia do 4º Seminário Internacional de Educação Integral (Siei) realizado nos dias 28 e 29 de agosto de 2018, nas instalações do Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Com o mote “A escola e a vida lá fora: (re)conhecer para transformar: como o currículo e o projeto político pedagógico podem abordar as questões contemporâneas brasileiras, a partir da educação integral?”, o evento teve como objetivo criar um diálogo qualificado e plural acerca de temas prioritários para a educação integral e contribuir com os agentes educativos em sua missão de conduzir o ensino-aprendizagem de crianças e jovens.


Esta apresentação é um dos produtos da pesquisa
Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo
Período de realização: 2017-2018
Parceiro: Instituto Unibanco

Ementa
O objetivo principal do estudo foi identificar processos e condições sociais ligados à participação e ao engajamento juvenil na escola e em movimentos sociais e políticos, por meio da descrição e análise das trajetórias sociais de jovens envolvidos, direta ou indiretamente, com as ocupações de escolas em São Paulo em 2015.