E a cidade vira sertão

-

E a cidade vira sertão

Em maio, o Instituto Itaú Cultural, sediado em São Paulo, capital, oferece uma série de atividades que tematizam o Semiárido nordestino, revelando as contribuições culturais, políticas e históricas dessa região para o Brasil. Durante todo o mês, o público será contemplado com uma mostra de filmes, peças de teatro, contação de história e minicurso sobre literatura.

Trata-se da celebração pelo lançamento da 25ª edição da Revista Observatório, que tem como título Sertões: imaginários, memórias e políticas. Os temas dessa publicação serão alvo de debates no seminário Sertões: identidades, representações e políticas.

Baixe na íntegra a Revista do Observatório 25

Outro destaque da programação é o minicurso O sertão sempre ilumina a literatura brasileira, ministrado pelo escritor pernambucano Raimundo Carrero.

A programação de cinema é intensa: filmes como Meninos e reis, de Gabriela Romeu; No devagar depressa dos tempos, de Eliza Capai; e Morte e vida severina, de Afonso Celso dos Santos Cerpa, inspirado no clássico de João Cabral de Melo Neto estão na mostra.

Para o público infantil, o Cantinho da Leitura homenageará o alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), que entre tantas obras marcantes, escreveu, para o público mirim, A terra dos meninos pelados (1937). No espaço também haverá contação de histórias com o Grupo Parampará, que trabalha com literatura de cordel.

Acesse a programação completa

Itaú Cultural: Av. Paulista, 149 – São Paulo/SP – atendimento@itaucultural.org.br
11 2168 1777 / 2168 1776


Mais sobre sertão no Portal CENPEC

Deixe um comentário