7ª Edição - 2007-2008 - CENPEC

Nesta edição, o Prêmio Itaú-Unicef somou esforços ao Movimento Todos pela Educação, iniciativa de vários setores da sociedade, em benefício da educação pública de qualidade. Adotou o tema Todos pela Educação para valorizar ações de diferentes segmentos, como a família, escola pública, comunidades e organizações sociais. Articulados, esses agentes priorizaram o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Duas importantes inovações foram introduzidas. A primeira foi a categorização, segundo o porte orçamentário da organização responsável pelo projeto. É importante que a seleção seja realizada entre pares, propiciando maior equidade ao processo. As organizações são distribuídas, em cada regional, em quatro grupos: micro, pequeno, médio e grande portes.

A segunda inovação foi a avaliação dos projetos com base nos indicadores das ações socioeducativas. Estes indicadores são formulados a partir das análises processadas nas várias edições, para balizar a seleção.

Nesta 7ª Edição, foram premiados 33 vencedores regionais, sendo um vencedor nacional, quatro vencedores nacionais, de acordo com o porte e são feitas duas menções honrosas.

Saiba quais são os projetos semifinalistas da 10ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef

Conheça os 32 projetos vencedores regionais

Veja os projetos vencedores nacionais e as menções honrosas


Formação

Durante o ano de formação, em 2008, foram realizados nove encontros regionais, nove cursos a distância e foi criada uma Comunidade Virtual para debater temas relacionados ao papel da organização na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Participaram dessas ações 3.239 pessoas, entre representantes de organizações, técnicos, gestores e educadores.


Premiação Nacional

  • 1 Nacional: Grande vencedor: Projeto Escola e Comunidade um diálogo necessário – Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA)
  • 2 Nacional: Vencedor Grande Porte: Projeto Pró-Arte FUMDHAM – Fundação Museu do Homem Americano
  • 3 Nacional: Vencedor Médio Porte: Projeto Olho Vivo – Bem TV Educação e Comunicação
  • 4 Nacional: Vencedor Pequeno Porte: Projeto Estação de Conhecimentos – Crescer no Campo
  • 5 Nacional: Vencedor Microporte: Projeto Criança Capoeira Esporte e Cultura – Associação Cultural Chapada dos Negros

Menções Honrosas