Pesquisa

ESTUDANDO AS DESIGUALDADES

 

A Diretoria de Pesquisa e Avaliação desenvolve diversas atividades, para compreender e enfrentar as várias facetas das desigualdades educacionais: socioespaciais, intraescolares, de raça, gênero e classe. Além de atender às necessidades dos projetos do CENPEC e estudar temáticas estratégicas para a instituição, a DPA também realiza estudos por encomenda de parceiros.

Cada estudo gera um conjunto de produtos, variando de acordo com a investigação: relatórios, boletins, materiais multimídia, artigos científicos, livros etc. A ideia é disseminar amplamente os achados e se comunicar com os mais variados públicos, especialmente pesquisadores, professores da educação básica, gestores e técnicos de educação, e instituições do terceiro setor.

A DPA divulga ainda os resultados de suas pesquisas e avaliações em congressos, seminários e outros eventos, tanto de natureza científica como não científica.

Procure por

PRODUTOS

Referenciais para a docência #ProfessorEmPauta

-

Quais são os posicionamentos de gestores e pesquisadores acerca de um referencial para a atuação docente? Acesse o relatório final da pesquisa

Referenciais da atuação docente em políticas públicas

-

Pesquisa investiga as posições e os argumentos de sujeitos atuantes em políticas públicas sobre o tema

Escola, família e comunidade

-

Qual é o papel das famílias moradoras de territórios vulneráveis no percurso escolar de seus filhos? Quais são as possibilidades de diálogo entre elas e as escolas?

A base da Base

-

Com foco na BNCC, Boletim Educação&Equidade n.7 discute os 4 modelos de currículo presente no Brasil e as implicações na prática docente

Jovens, ensino médio e crenças no futuro

-

Pesquisa investiga expectativas, desafios e relação que jovens de ensino médio estabelecem com a escola e o saber

Educação e equidade racial

-

CADERNOS CENPEC. Educação e equidade racial, São Paulo, v. 9, n. 2, 2019

Educadores e políticas para o ensino médio

-

Pesquisa analisa percepções e reações de educadores
a políticas públicas para o ensino médio

Desigualdades no ensino médio

-

Investigação relaciona oferta de matrículas em período integral e parcial no ensino médio à desigualdade social

Crenças dos professores sobre reprovação escolar

-

Quais são os posicionamentos de professores favoráveis à reprovação acerca de ensino-aprendizagem, avaliação e justiça escolar?

Família, escola, território vulnerável

-

Esta publicação foca o papel de famílias de territórios vulneráveis na escolarização dos filhos

Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) promove equidade

-

Boletim n. 2 do Educação&Equidade traz os resultados da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental

A educação básica entre os jovens de 18 a 29 anos

-

Boletim Educação&Equidade n. 1 do CENPEC Educação traz pesquisa do IBGE sobre jovens no ensino médio

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social

-

Artigo analisa práticas educativas de mães “protagonistas” em territórios de alta vulnerabilidade social

Currículo, território e diversidade cultural

-

Esta edição dos Cadernos CENPEC traz artigos sobre temas diversos com resultados de estudos empíricos relacionados à educação

Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis

-

Quais fatores influenciam a escolha dos professores por escolas da rede municipal de São Paulo? Conheça esta pesquisa desenvolvida pelo CENPEC

Cadernos CENPEC: Formação docente

-

O papel do professor, a importância de sua formação inicial e continuada para a melhoria da educação básica é tema desta edição da revista

Desigualdades socioespaciais e escolares

-

Seleção de alunos e concorrência de professores nas escolas públicas são temas de investigações e publicação

Educação matemática nos Cadernos CENPEC

-

Currículo, formação docente, práticas em sala de aula são temas dos artigos publicados nesta edição especial

Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas pública

-

Este Informe de Pesquisa discute os resultados de uma investigação sobre seleção velada de alunos por escolas públicas em São Paulo

Seleção velada em escolas públicas

-

O artigo investiga os princípios que orientam as práticas e os processos de seleção de estudantes em escolas públicas periféricas