Pesquisa

ESTUDANDO AS DESIGUALDADES

 

A Diretoria de Pesquisa e Avaliação desenvolve diversas atividades, para compreender e enfrentar as várias facetas das desigualdades educacionais: socioespaciais, intraescolares, de raça, gênero e classe. Além de atender às necessidades dos projetos do CENPEC e estudar temáticas estratégicas para a instituição, a DPA também realiza estudos por encomenda de parceiros.

Cada estudo gera um conjunto de produtos, variando de acordo com a investigação: relatórios, boletins, materiais multimídia, artigos científicos, livros etc. A ideia é disseminar amplamente os achados e se comunicar com os mais variados públicos, especialmente pesquisadores, professores da educação básica, gestores e técnicos de educação, e instituições do terceiro setor.

A DPA divulga ainda os resultados de suas pesquisas e avaliações em congressos, seminários e outros eventos, tanto de natureza científica como não científica.

Procure por

PRODUTOS

Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares

-

Seleção de alunos e concorrência de professores nas escolas públicas são os temas do evento para pesquisadores, educadores e gestores públicos

Educação matemática nos Cadernos CENPEC

-

O ensino-aprendizagem de matemática é o tema do especial deste número dos Cadernos
CENPEC

Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas pública

-

Este Informe de Pesquisa discute os resultados de uma investigação sobre seleção velada de alunos por escolas públicas em São Paulo

Seleção velada em escolas públicas

-

O artigo investiga os princípios que orientam as práticas e os processos de seleção de estudantes em escolas públicas periféricas

Vídeo: pesquisa sobre engajamento juvenil é apresentada no 4° Siei

-

Seminário Internacional de Educação Integral discute as motivações dos jovens em ocupações escolares, com a participação do CENPEC

Apresentação: Participação e engajamento de jovens e vida escolar

-

Documento apresentado no Seminário Internacional de Educação Integral traz resultados de pesquisa sobre ocupações escolares

Relatório: Participação e engajamento de jovens e repercussões na vida escolar

-

Pesquisa analisa trajetórias de jovens envolvidos nas ocupações de escolas em São Paulo em 2015

Desigualdades educacionais, na nova edição dos “Cadernos CENPEC”

-

Este número traz contribuições para os estudos de políticas públicas de educação, relações entre desigualdades educacionais e socioespaciais e avaliação

Entrevista: seleção em escolas públicas

-

Prática adotada em escolas públicas paulistas contraria legislação, revela a pesquisadora Luciana Alves

Entrevista: família e educação

-

Mães tentam escolher melhores escolas públicas para seus filhos, afirma o pesquisador Hamilton Harley

Antônio Batista fala de educação em territórios vulneráveis

-

Educação para a equidade é foco da entrevista ao Programa Sociedade Solidária

Entrevista: Educação e vulnerabilidade social

-

Segregação social pode explicar baixa qualidade das escolas metropolitanas, afirma o pesquisador Maurício Érnica

Animação: Educação e territórios vulneráveis

-

A cooperação entre escolas do mesmo território é uma ação importante para garantir a aprendizagem de todos

Vídeo: Educação em territórios vulneráveis

-

Em vídeo, famílias, alunos e professores discutem os desafios da educação em São Miguel Paulista (SP)

Apresentação: Educação em territórios de alta vulnerabilidade

-

Qual é o efeito do território sobre a educação em São Miguel Paulista (SP)?

Desigualdades educacionais no espaço urbano

-

Qual a relação entre políticas públicas e a organização socioespacial em Teresina (PI)?

Educação em territórios de alta vulnerabilidade

-

Como se verifica o efeito de território sobre a educação pública em São Miguel Paulista (SP)?

Educação em territórios de alta vulnerabilidade

-

Como o entorno influencia a qualidade da escola? Saiba mais sobre estudo realizado em São Miguel Paulista (SP)

Livro: Educação em territórios de alta vulnerabilidade

-

Livro discute obstáculos sociais e escolares para uma educação de qualidade

A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável

-

Como as desigualdades sociais no entorno da escola impactam a oferta educacional e o desempenho dos estudantes?