Pesquisa

ESTUDANDO AS DESIGUALDADES

 

A Diretoria de Pesquisa e Avaliação desenvolve diversas atividades, para compreender e enfrentar as várias facetas das desigualdades educacionais: socioespaciais, intraescolares, de raça, gênero e classe. Além de atender às necessidades dos projetos do CENPEC e estudar temáticas estratégicas para a instituição, a DPA também realiza estudos por encomenda de parceiros.

Cada estudo gera um conjunto de produtos, variando de acordo com a investigação: relatórios, boletins, materiais multimídia, artigos científicos, livros etc. A ideia é disseminar amplamente os achados e se comunicar com os mais variados públicos, especialmente pesquisadores, professores da educação básica, gestores e técnicos de educação, e instituições do terceiro setor.

A DPA divulga ainda os resultados de suas pesquisas e avaliações em congressos, seminários e outros eventos, tanto de natureza científica como não científica.

Procure por

PRODUTOS

Desigualdades no ensino médio

-

Investigação relaciona oferta de matrículas em período integral e parcial no ensino médio à desigualdade social

Crenças dos professores sobre reprovação escolar

-

Quais são os posicionamentos de professores favoráveis à reprovação acerca de ensino-aprendizagem, avaliação e justiça escolar?

Família, escola, território vulnerável

-

Esta publicação foca o papel de famílias de territórios vulneráveis na escolarização dos filhos

Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) promove equidade

-

Boletim no 2 do Educação&Equidade traz os resultados da pesquisa com alunos do Ensino Fundamental

A educação básica entre os jovens de 18 a 29 anos

-

Boletim Educação&Equidade n. 1 do CENPEC Educação traz pesquisa do IBGE sobre jovens no ensino médio

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social

-

Artigo analisa práticas educativas de mães “protagonistas” em territórios de alta vulnerabilidade social

Currículo, território e diversidade cultural

-

Esta edição dos Cadernos CENPEC traz artigos sobre temas diversos com resultados de estudos empíricos relacionados à educação

Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis

-

Quais fatores influenciam a escolha dos professores por escolas da rede municipal de São Paulo? Conheça esta pesquisa desenvolvida pelo CENPEC

Cadernos CENPEC: Formação de professores

-

O papel do professor, a importância de sua formação inicial e continuada para sua valorização profissional e para a melhoria do ensino-aprendizagem na educação básica é tema desta edição da revista

Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares

-

Seleção de alunos e concorrência de professores nas escolas públicas são os temas do evento para pesquisadores, educadores e gestores públicos

Educação matemática nos Cadernos CENPEC

-

O ensino-aprendizagem de matemática é o tema do especial deste número dos Cadernos
CENPEC

Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas pública

-

Este Informe de Pesquisa discute os resultados de uma investigação sobre seleção velada de alunos por escolas públicas em São Paulo

Seleção velada em escolas públicas

-

O artigo investiga os princípios que orientam as práticas e os processos de seleção de estudantes em escolas públicas periféricas

Vídeo: pesquisa sobre engajamento juvenil é apresentada no 4° Siei

-

Seminário Internacional de Educação Integral discute as motivações dos jovens em ocupações escolares, com a participação do CENPEC

Apresentação: Participação e engajamento de jovens e vida escolar

-

Documento apresentado no Seminário Internacional de Educação Integral traz resultados de pesquisa sobre ocupações escolares

Relatório: Participação e engajamento de jovens e repercussões na vida escolar

-

Pesquisa analisa trajetórias de jovens envolvidos nas ocupações de escolas em São Paulo em 2015

Desigualdades educacionais, na nova edição dos “Cadernos CENPEC”

-

Este número traz contribuições para os estudos de políticas públicas de educação, relações entre desigualdades educacionais e socioespaciais e avaliação

Entrevista: seleção em escolas públicas

-

Prática adotada em escolas públicas paulistas contraria legislação, revela a pesquisadora Luciana Alves

Entrevista: família e educação

-

Mães tentam escolher melhores escolas públicas para seus filhos, afirma o pesquisador Hamilton Harley

Antônio Batista fala de educação em territórios vulneráveis

-

Educação para a equidade é foco da entrevista ao Programa Sociedade Solidária