Pesquisa e Avaliação

ESTUDANDO AS DESIGUALDADES

 

O Cenpec desenvolve, por meio da Diretoria de Pesquisa e Avaliação (DPA), investigações para compreender e enfrentar as várias facetas das desigualdades educacionais: socioespaciais, intraescolares, de raça, gênero e classe. Além de atender às necessidades dos projetos do Cenpec e estudar temáticas estratégicas para a instituição, a DPA também realiza estudos por encomenda de parceiros.

Cada estudo gera um conjunto de produtos, variando de acordo com a investigação: relatórios, boletins, materiais multimídia, artigos científicos, livros etc. A ideia é disseminar amplamente os achados e se comunicar com os mais variados públicos, especialmente pesquisadores, professores da educação básica, gestores e técnicos de educação, e instituições do terceiro setor.

O Cenpec divulga ainda os resultados de suas pesquisas e avaliações em congressos, seminários e outros eventos, tanto de natureza científica como não científica.

Procure por

PRODUTOS

Pesquisa Educação, Valores e Direitos

-

Coordenada pelo Cenpec e pela Ação Educativa, a pesquisa buscou entender a percepção da população sobre pautas conservadoras na educação, como escolas militarizadas, educação sexual e educação domiciliar

Ensino Médio Noturno e EJA no Brasil: análise de dados secundários

-

Este estudo de natureza exploratória busca identificar perfil socioeconômico e relação com mundo do trabalho de estudantes do EM e EJA

Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil

-

Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental

Avaliação da Plataforma Edukatu

-

Avaliação da plataforma Edukatu (Instituto Akatu por um Consumo Consciente)

Professores(as) que ensinam matemática: formação, saberes e trabalho docente

-

Quais são as demandas formativas de professores(as) que ensinam matemática nos níveis fundamental e médio?

Cenário da Exclusão Escolar no Brasil

-

Estudo da Unicef e Cenpec mapeia exclusão escolar antes e durante a pandemia, e mostra que o Brasil pode regredir 2 décadas no acesso de meninas e meninos à educação

Política educacional e equidade: o caso do Acre

-

O ​Boletim Educação ​& ​Equldade n. 9 (2018) traz pesquisa sobre políticas educacionais no Acre entre 1999 e 2010, que o destacaram entre os indicadores de qualidade e equidade no ensino fundamental

Enfrentamento da cultura do fracasso escolar

-

Quais são os fatores que contribuem para a manutenção da cultura do fracasso escolar em nosso pais e como enfrentá-la para garantia do direito à educação de qualidade para todos e todas?

Esforços educativos de mães num território de alta vulnerabilidade

-

Informe traz investigação sobre esforços de mães moradoras de território vulnerável para a escolarização dos filhos

Ação e pesquisa docente

-

Objetivo da edição é promover a articulação entre a ação e a pesquisa educacionais. Confira

Referenciais para a docência: consensos e dissensos

-

Conheça os posicionamentos de gestores e pesquisadores acerca de um referencial para a atuação docente

Referenciais da atuação docente em políticas públicas

-

Pesquisa investiga as posições e os argumentos de sujeitos atuantes em políticas públicas sobre o tema

Escola, família e comunidade

-

Qual é o papel das famílias moradoras de territórios vulneráveis no percurso escolar de seus filhos? Quais são as possibilidades de diálogo entre elas e as escolas?

A base da Base

-

Com foco na BNCC, Boletim Educação&Equidade n.7 discute os 4 modelos de currículo presentes no Brasil e as implicações na prática docente

Jovens, ensino médio e crenças no futuro

-

Pesquisa investiga expectativas, desafios e relação que jovens de ensino médio estabelecem com a escola e o saber

Educação e equidade racial

-

CADERNOS CENPEC. Educação e equidade racial, São Paulo, v. 9, n. 2, 2019

Educadores e políticas para o ensino médio

-

Pesquisa analisa percepções e reações de educadores
a políticas públicas para o ensino médio

Desigualdades no ensino médio

-

Investigação relaciona oferta de matrículas em período integral e parcial no ensino médio à desigualdade social