Pesquisa

ESTUDANDO AS DESIGUALDADES

 

A Diretoria de Pesquisa e Avaliação desenvolve diversas atividades, para compreender e enfrentar as várias facetas das desigualdades educacionais: socioespaciais, intraescolares, de raça, gênero e classe. Além de atender às necessidades dos projetos do CENPEC e estudar temáticas estratégicas para a instituição, a DPA também realiza estudos por encomenda de parceiros.

Cada estudo gera um conjunto de produtos, variando de acordo com a investigação: relatórios, boletins, materiais multimídia, artigos científicos, livros etc. A ideia é disseminar amplamente os achados e se comunicar com os mais variados públicos, especialmente pesquisadores, professores da educação básica, gestores e técnicos de educação, e instituições do terceiro setor.

A DPA divulga ainda os resultados de suas pesquisas e avaliações em congressos, seminários e outros eventos, tanto de natureza científica como não científica.

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PRODUTOS

Desigualdades no ensino médio
Crenças dos professores sobre reprovação escolar
Família, escola, território vulnerável
Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) promove equidade
A educação básica entre os jovens de 18 a 29 anos
A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social
Currículo, território e diversidade cultural
Remoção de professores e desigualdades em territórios vulneráveis
Cadernos CENPEC: Formação de professores
Seminário Desigualdades socioespaciais e escolares
Educação matemática nos Cadernos CENPEC
Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas pública
Seleção velada em escolas públicas
Vídeo: pesquisa sobre engajamento juvenil é apresentada no 4° Siei
Apresentação: Participação e engajamento de jovens e vida escolar
Relatório: Participação e engajamento de jovens e repercussões na vida escolar
Desigualdades educacionais, na nova edição dos “Cadernos CENPEC”
Entrevista: seleção em escolas públicas
Entrevista: família e educação
Antônio Batista fala de educação em territórios vulneráveis