Parceria pela Valorização da Educação

-

Parceria pela Valorização da Educação

Parceiro investidor

Instituto Votorantim.

Objetivo

Visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação municipal pública, por meio do apoia em uma metodologia replicável e adaptável a distintos contextos, que se desenvolve em dois eixos de atuação: 1) apoio à gestão para potencializar a oferta das políticas públicas locais, com foco no aprimoramento de saberes, práticas, processos e competências de gestores educacionais e escolares; e 2) mobilização social para qualificar a demanda das comunidades escolares e fortalecer a rede local capaz de realizar o controle social em prol da melhoria da educação.

Abrangência

Em 2023, o Cenpec atua 10 municípios em 2023: Barro Alto (GO); Jaíba e Paracatu (MG); Itapissuma e Ouricuri (PE); Araçariguama, Capão Bonito, Panorama e Rosana (SP); e Pinhal da Serra (RS).

Público

Gestoras(es) educacionais e escolares.

Produto

Maturidade no desenvolvimento das competências, conforme meta estipulada. As produções dos municípios configuram as evidências reunidas no processo, a partir de um Plano de Ação das frentes de Gestão Educacional e Escolar e da Mobilização Social, para cada município.

O programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) teve início em 2007 e, em 2018, passou a contar com o Cenpec como consultor técnico, trabalhando em coautoria com a Comunidade Educativa Cedac (CE Cedac) na elaboração e condução da proposta metodológica.

Por meio de parcerias com as prefeituras e as secretarias municipais de Educação, a proposta do PVE é contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, considerando o aperfeiçoamento de competências e habilidades profissionais.

O principal objetivo é qualificar processos e práticas de gestão educacional e escolar, ampliando as competências dos atores envolvidos em três frentes de atuação:

1. Apoio à gestão educacional – rede municipal.
2. Apoio à gestão escolar – escolas públicas municipais.
3. Mobilização social.

As atividades são realizadas de forma presencial e a distância, incluindo os diferentes públicos diretamente envolvidos na educação do município.


Acesso ao Ambiente de Formação do PVE