Apoio Pedagógico Complementar

-

Apoio Pedagógico Complementar

Investidores

Itaú Social

Parcerias

  • Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba (Cogiva).
  • Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul).

Objetivo

Fortalecer as secretarias municipais de educação no enfrentamento das desigualdades educacionais nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a redução das taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série.

Abrangência

  • Polo Cogiva (PB): municípios de Caldas Brandão, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Juripiranga, Mari, Mogeiro, Pilar, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado. 
  • Polo Conisul (AL): municípios de Anadia, Barra de S. Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Feliz Deserto, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Junqueiro, Penedo, Piaçabuçu, Porto Real do Colégio, Roteiro, São Brás, São M. dos Campos, São Sebastião e Teotônio Vilela.

Público

Equipes técnicas de secretarias municipais de educação.

Vigência

  • Assessoria a equipes técnicas do Cogiva:  2020 a 2021.
  • Assessoria a equipes técnicas do Conisul:  2022 a 2024.

Sobre o projeto

A tecnologia educacional Apoio Pedagógico Complementar (APC) insere-se no âmbito do Programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, que incorpora conceitos como currículo viável, formação docente em serviço, envolvimento das famílias, estudantes e comunidades, ambiente que propicie a aprendizagem e equipe escolar com metas concretas.

O APC oferece assessoria e formação a equipes técnicas de secretarias municipais de educação. A proposta é inspirada no programa Aceleração da Aprendizagem, desenvolvido pelo Cenpec entre 1995 e 2016.

O objetivo da formação é auxiliar as secretarias a enfrentar os desafios de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a reduzir taxas de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série. Em Alagoas (2022), a título de exemplo, a taxa de distorção idade-série nos anos iniciais das redes municipais de ensino chega a 9,7%, percentual acima do detectado, em âmbito nacional, que é de 7,9%.

Nessa perspectiva, são previstas as seguintes ações com base em uma educação integral, inclusiva e equitativa:

  • assessoria para orientação quanto à prática pedagógica no atendimento e acompanhamento das(os) estudantes com dificuldades de aprendizagem, com base no diagnóstico;
  • estratégia com multiplicadores – as(os) técnicas(os) das secretarias organizam um plano de ação e de formação de gestoras(es) de escola e professoras(es) de suas redes, por meio da assessoria oferecida no programa;
  • apoio pedagógico complementar às(aos) estudantes com dificuldades de aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental, com foco em língua portuguesa e matemática, conforme condições da rede municipal de ensino.

 

Tecnologia educacional

A formação capacita técnicas(os) das secretarias para que formulem seus próprios planos de ação, prevendo a implementação, monitoramento e avaliação da tecnologia, adaptados à realidade de cada rede, dentro de uma concepção que leva em conta vários níveis de gestão: da sala de aula, da escola, das próprias secretarias de educação e também a gestão intermunicipal.

Dessa maneira, a tecnologia propicia o surgimento de políticas públicas voltadas à questão da aprendizagem e comprometidas com a equidade. São previstos quatro eixos estruturantes para a formação oferecida pelo Cenpec: Planejamento, Língua Portuguesa/Alfabetização, Matemática e Avaliação. O Apoio Pedagógico Complementar também contempla ações e instrumentos de acompanhamento das aprendizagens.