Este projeto apresenta uma proposta de contribuição à prática gestora para atendimento aos estudantes da etapa de transição entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental.
Essa transição pode ser bastante exigente para as(os) estudantes e suas famílias, ampliando e/ou gerando dificuldades de aprendizagem. Além disso, nem sempre as equipes escolares estão preparadas para receber estudantes que se despedem da infância e ingressam na adolescência.
Nesse sentido, o projeto visa criar condições para que gestoras(es) escolares (diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os)) organizem os tempos e espaços e qualifiquem as equipes de educadoras(es), de modo a promover uma transição que acolha cada estudante, garantindo condições para a ampliação das aprendizagens.
O projeto Rito de Passagem compreende dois eixos de ação:
Gestoras(es) Escolares.
O projeto ocorrerá em um município/rede municipal de ensino a ser selecionada com o seguinte perfil: até 130 mil habitantes (IBGE), até 25 unidades escolares que atendam ao Ensino Fundamental regular (anos iniciais e finais) e que apresente interesse e demonstre dados educacionais que justifiquem tal intervenção.
Família doadora. Parceria intermediada pelo Instituto PHI.
2025.