Esta análise reúne argumentos e evidências sobre os impactos da repetência escolar, mostrando por que essa prática, historicamente enraizada no Brasil, não contribui para a aprendizagem e, ao contrário, aprofunda desigualdades educacionais.
Produzida por Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do Cenpec, e Maurício Ernica, professor da Faculdade de Educação da Unicamp e pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp, a análise contextualiza a origem da chamada pedagogia da repetência, seus efeitos nocivos sobre as trajetórias escolares, e apresenta pesquisas nacionais e internacionais que comprovam a ineficácia da reprovação.
O documento também aborda os custos sociais e financeiros da repetência e destaca os avanços alcançados com políticas de ciclos e progressão continuada, defendendo que elas sejam acompanhadas de estratégias pedagógicas, formação docente e políticas estruturantes.
Com essa publicação, o Cenpec reforça que enfrentar a cultura da reprovação é um imperativo para garantir o direito à educação com equidade, e contribui para qualificar o debate sobre propostas legislativas e políticas educacionais no país.