O Solve for Tomorrow Brasil acaba de abrir as votações do Júri Popular, para que o público possa contribuir na escolha de seus projetos favoritos entre os 10 finalistas da edição. Com coordenação geral do Cenpec, o programa de Cidadania Corporativa da Samsung é conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a desenvolverem protótipos inovadores com base na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para solucionar problemas e desafios de suas comunidades.
Com finalistas dos Estados do Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo, a atual edição do programa contempla projetos que vão desde filtros sustentáveis para tratamento da água até um bioconcreto feito a partir da torra da castanha de caju, passando ainda por um protótipo de óculos para suporte a pessoas com deficiência visual.
Para participar da votação do Júri Popular do programa, basta acessar o site oficial do Solve For Tomorrow Brasil até o dia 28 de novembro às 23h59 e selecionar o projeto escolhido.
Marcada para o dia 2 de dezembro, a cerimônia de encerramento da edição será transmitida ao vivo pelo canal da Samsung Brasil no YouTube a partir das 10h (horário de Brasília). Na ocasião, também serão revelados os três projetos de destaque na categoria Vencedores Nacionais, sendo esses definidos por uma banca julgadora do programa.
“Chegamos a uma etapa importante do Solve for Tomorrow Brasil, que é quando a população local tem a chance de mostrar apoio aos alunos de suas comunidades. Além de estimular a ciência e a pesquisa no dia a dia desses estudantes, o Solve for Tomorrow dá essa oportunidade para que familiares, colegas de turma e toda a comunidade acadêmica se unam para colaborar ativamente com o avanço desses projetos”, afirma Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.
“O processo formativo do Solve for Tomorrow Brasil, que inclui diferentes etapas de mentoria, coloca os estudantes como protagonistas na identificação e resolução de problemas reais de suas comunidades, aplicando o conhecimento científico de forma significativa. Nesta etapa do Júri Popular, convidamos todas e todos a conhecerem os projetos finalistas. São propostas que mostram a potência das escolas públicas, que pode formar estudantes conectados às questões ambientais, climáticas e que consideram as características locais para buscar soluções para um futuro mais sustentável.”, destaca Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec.
Escola Estadual de Educação Profissional Antonio Rodrigues de Oliveira
Filtrocre: Filtro Mineral para Tratamento de Água feito dos rejeitos do Granito Ocre
Pedra Branca, CE
Centro de Ensino em Período Integral Dom Veloso
Efeito de Extratos Vegetais em Aedes aegypti visando uso em estações disseminadoras de larvicidas
Itumbiara, GO
Escola Técnica Estadual Lauro Gomes
Projeto-occhio
São Bernardo do Campo, SP
Escola Estadual José Mota
ArapainaAtivo um Biofiltro de água com a produção de carvão ativado da ossada do Pirarucu com Tecnologia Sustentável
Manacapuru, AM
IFPA – Campus Industrial de Marabá
Ecoluz Trap – Tecnologia de Baixo-Custo contra Vetores na Amazônia
Marabá, PA
Escola Herbert de Souza, C E-Ef M
Erva de Santa Maria: sabonetes antipulgas sustentável e natural
São José dos Pinhais, PR
EEEM Padre Marino Contti
Produção de Painéis Ecológicos a partir de Compósito Residual formado pelas cascas da Mandioca e de Ovos de Galinha
Mãe do Rio, PA
IFRN – Campus São Paulo do Potengi
Bioconcreto
São Paulo do Potengi, RN
Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido
Apollo SPX (Solid Propellant Experiment)
Cuité, PB
Instituto Estadual do Maranhão – Itaqui Bacanga
BabaçuTech: Soluções sustentáveis e tecnológicas para transformação social da Amazônia Maranhense
São Luís, MA