Assim como as demais etapas de ensino, a aprendizagem das(os) estudantes dos anos finais do ensino fundamental foi impactada pelos anos de pandemia.
Mas há duas questões que talvez agravem os desafios que professoras(es) enfrentam com o ensino fundamental II. A primeira é que eles ultrapassam o momento atual, sendo históricos e que envolvem desde a questão da etapa de desenvolvimento dessas(es) estudantes (que estão ali na fase da pré-adolescência) até a falta de conexão e apoio nessa transição entre fundamental I e II.
A segunda questão é o fato de que pouco se olha para essa etapa do ensino, com poucas políticas voltadas especificamente para essas(es) estudantes.
Diante desse cenário desafiador, como educadoras e educadores podem ajudar a enfrentar as desigualdades educacionais nos anos finais do ensino fundamental? E quais caminhos e estratégias podemos adotar para fortalecer a recomposição das aprendizagens nessa etapa?
Quem traz insights para essas perguntas são as pedagogas Eliana Rodriguez Moreno e Telma Almeida Barreto, em uma conversa descontraída no quinto episódio do podcast Educação na ponta da língua. Elas falam das particularidades desta etapa, como vistas a partir de quem está na escola, e também em formas de pensar práticas pedagógicas e se relacionar com as(os) estudantes e famílias dos anos finais.
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Eliana Rodriguez Moreno é pedagoga formada pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em educação pela Unicamp. Atuou como orientadora pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP), onde também implementou o Programa Educar Mais – escolas de tempo integral. Participa de diversos grupos de pesquisas em educação, entre eles o Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (Grupad), vinculado à Unicamp.
Telma Almeida Barreto é formada em pedagogia na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Coordenação Pedagógica e Serviço de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. Ao longo de 25 anos, foi professora dos anos iniciais e finais no município de Conceição do Jacuípe (BA), e desde 2015 atua como coordenadora pedagógica na rede municipal de Camaçari (BA).