Este estudo apresenta os resultados do projeto experimental “A IA generativa no ensino da escrita: uma experimentação com a sequência didática do artigo de opinião”, desenvolvido pelo Cenpec e selecionado pelo edital Inteligência Artificial na Educação, da Fundação Itaú. O projeto investigou, em uma turma de 9º ano da rede pública paulista, como ferramentas como ChatGPT, Gemini e DeepSeek podem ser integradas ao ensino do gênero artigo de opinião, e quais são seus efeitos sobre a aprendizagem, a autoria e o pensamento crítico.
Ao longo de seis meses, a equipe analisou desde as rápidas transformações das tecnologias de IA generativa até os desafios concretos do cotidiano escolar. A experiência articulou oficinas plugadas e desplugadas, como a atividade CaixaGPT, que ajudou estudantes a compreender o funcionamento da IA e refletir sobre vieses, “alucinações”, produção de dados e responsabilidade autoral.
Os resultados mostram que a IA pode apoiar processos como análise, pesquisa e revisão de textos, desde que mediada por práticas pedagógicas intencionais. Evidenciam também a importância da formação docente em cultura digital, do desenvolvimento de habilidades de leitura crítica de tecnologias e da centralidade da autoria humana no processo de escrita.
Portanto, o artigo traz contribuições para escolas, redes e formuladores de políticas educacionais interessados na integração ética, crítica e pedagógica da IA generativa na educação básica, especialmente no desenvolvimento da escrita e do pensamento crítico nos anos finais do Ensino Fundamental.