Projetos

    Rito de Passagem: a entrada na escola das adolescências

    Compartilhar em suas redes:

    Este projeto apresenta uma proposta de contribuição à prática gestora para atendimento aos estudantes da etapa de transição entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental.

    Essa transição pode ser bastante exigente para as(os) estudantes e suas famílias, ampliando e/ou gerando dificuldades de aprendizagem. Além disso, nem sempre as equipes escolares estão preparadas para receber estudantes que se despedem da infância e ingressam na adolescência.

    Nesse sentido, o projeto visa criar condições para que gestoras(es) escolares (diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os)) organizem os tempos e espaços e qualifiquem as equipes de educadoras(es), de modo a promover uma transição que acolha cada estudante, garantindo condições para a ampliação das aprendizagens.

    O projeto Rito de Passagem compreende dois eixos de ação:

    • Formação para gestoras(es) escolares: com foco no preparo da escola e das equipes para apoiar a transição, ampliando as possibilidades de aprendizagem das(os) estudantes.
    • Elaboração de material orientador “Rito de passagem – a entrada na escola das adolescências”: voltado para gestoras(es) de escolas que atendem estudantes da etapa de transição, com orientações e sugestões para promover uma transição mais acolhedora.
    Ícone

    Objetivos:

    1. Contribuir para a prática gestora em atendimento a um processo de transição dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os anos finais do Ensino Fundamental, de modo a favorecer a aprendizagem de cada estudante na idade certa.
    2. Desenvolver formação para gestoras(es) escolares, apoiando sua prática no atendimento à etapa de transição entre os anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, de forma a subsidiar e oferecer suporte à prática docente, a fim de contribuir para a continuidade da aprendizagem das(os) estudantes e minimizar os impactos desta etapa do percurso educacional.
    3. Elaborar um documento orientador para apoiar a prática gestora no atendimento à etapa de transição.
    Ícone

    Produtos:

    • Investimento formativo para gestoras(es) escolares;
    • Elaboração de documento orientador para apoio à prática gestora, com atenção ao período de transição entre os anos iniciais e os anos finais do Ensino Fundamental.
    Ícone

    Públicos impactados:

    Gestoras(es) Escolares.

    Ícone

    Abrangência:

    O projeto ocorrerá em um município/rede municipal de ensino a ser selecionada com o seguinte perfil: até 130 mil habitantes (IBGE), até 25 unidades escolares que atendam ao Ensino Fundamental regular (anos iniciais e finais) e que apresente interesse e demonstre dados educacionais que justifiquem tal intervenção.

    Ícone

    Investidor:

    Família doadora. Parceria intermediada pelo Instituto PHI.

    Ícone

    Vigência:

    2025.