Relatório: Participação e engajamento de jovens e repercussões na vida escolar

-

Relatório: Participação e engajamento de jovens e repercussões na vida escolar

O caso das ocupações de escolas em São Paulo
Imprimir

Este relatório traz os resultados da pesquisa Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo. O estudo foi desenvolvido entre 2017 e 2018 pelo CENPEC em parceria com o Instituto Unibanco. 

O objetivo principal do estudo foi identificar processos e condições sociais ligados à participação e ao engajamento juvenil na escola e em movimentos sociais e políticos, por meio da descrição e análise das trajetórias sociais de jovens envolvidos, direta ou indiretamente, nas ocupações de escolas em São Paulo no ano de 2015.

O percurso metodológico envolveu análises sucessivas. Em primeiro lugar, foram cadastrados em base de dados 70 jovens envolvidos nas ocupações. Destes, foram selecionados 11 para a realização de entrevistas aprofundadas, a partir do que foi empregada a técnica de Análise de Correspondências Múltiplas para apoiar a identificação de jovens com trajetórias possíveis – e exemplares – entre as observadas no conjunto de jovens entrevistados. Foram identificados quatro jovens para os quais foram elaborados retratos sociológicos.

CENPEC. Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: o caso das ocupações de escolas em São Paulo. Relatório final de pesquisa. 2018. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2019/05/CENPEC-Relatório-pesquisa-sobre-participação-juvenil.pdf. Acesso em: 24 maio 2019.