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Educação em territórios de alta vulnerabilidade

Pesquisa Educação em territórios vulneráveis
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Este folder, um dos produtos vinculados à pesquisa Educação em territórios vulneráveis, apresenta, de maneira breve e didática, um estudo sobre trabalho da Fundação Tide Setubal em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo (SP).

A investigação nasce da necessidade da instituição em conhecer de modo mais aprofundado a realidade onde atua. A pergunta que orienta o estudo é: a vulnerabilidade social do território influencia a qualidade da escola? Como?

A importância desta investigação está em que, ao se conhecer melhor a realidade das escolas localizadas em contextos vulneráveis e os mecanismos sociais que produzem seus problemas, podem ser discutidas diretrizes para políticas públicas e para a ação da sociedade civil. Esse conhecimento aponta para limites atuais, mas também para possibilidades e potencialidades.

CENPEC. Pesquisa Educação em territórios de alta vulnerabilidade. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/09/Folder-S%C3%A3o-miguel-Pesquisa-Vulnerabilidade-Leitura.pdf. Acesso em: 14 jan. 2019.

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Este folder é um dos produtos da pesquisa Educação em territórios vulneráveis
Período de realização: 2009 a 2012
Parceiros: Fundação Tide Setubal, Fundação Itaú Social e Fapesp 

Ementa:
O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo (SP).

A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula na Educação Infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; mecanismos de interdependência competitiva entre escolas; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.