Inscrições abertas para o Prêmio Paulo Freire

-

Inscrições abertas para o Prêmio Paulo Freire

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.” – Paulo Freire

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal, dirigido a todos os educadores das escolas públicas das cidades brasileiras.

Podem participar projetos de educação básica comprometidos com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem e que tenham criatividade e qualidade na intervenção prática do ato de educar. Entre os critérios de avaliação, estão a promoção de aprendizagens diversificadas, a participação da comunidade e o alinhamento aos princípios de Paulo Freire.

O CENPEC apoia o Prêmio Paulo Freire e permanece ao lado de entidades e organismos na defesa da continuidade da educação democrática e do desenvolvimento de boas práticas cidadãs.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire

Inscrições se encerram em 12 de julho

O Prêmio, que acontece desde 1998, é organizado pela Câmara Municipal de São Paulo e faz homenagem ao educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire (Recife, 1921 – São Paulo, 1997).

Um dos pensadores mais importantes da pedagogia mundial, Freire desenvolveu, nos anos 1960, o método humanista de alfabetização que leva seu nome, voltado para a autonomia e a consciência crítica do indivíduo.

Inspiração para educadores e cidadãos, o livro A pedagogia do oprimido, escrito em 1968, durante o exílio no Chile, revela as relações entre opressores e oprimidos e propõe a ideia da emancipação. Veja um vídeo sobre o método Paulo Freire, produzido pela Repórter Brasil e disponibilizado pela Carta Capital.

Participe! Leia o regulamento