Notícias

    Transforme imposto em impacto: doe para os projetos incentivados do Cenpec

    Compartilhar em suas redes:

    Há mais de três décadas, o Cenpec tem atuado ao lado de redes públicas de ensino em todo o país, combinando pesquisa, formação e desenvolvimento de metodologias para ajudar a enfrentar os principais desafios das salas de aula. Agora, empresas e pessoas físicas podem se somar a esse impacto sem custo adicional, por meio de projetos incentivados que permitem destinar parte dos impostos devidos para iniciativas educacionais desenvolvidas pelo Cenpec.

    Conheça o que são os projetos incentivados e como é possível transformar seu imposto em investimento voltado à educação pública.

     


    O que são projetos incentivados?

    Os projetos incentivados são iniciativas aprovadas por fundos ou programas públicos que permitem ao contribuinte – seja pessoa física ou jurídica – redirecionar parte do imposto devido para uma causa específica. 

    Assim, em vez de pagar integralmente o imposto ao governo, parte dele é destinada a um projeto social previamente autorizado. No caso do Cenpec, é possível contribuir para projetos educacionais aprovados em duas instâncias:

    • FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
    • PROMAC – Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (São Paulo)

    Ambos garantem benefício fiscal integral sobre o valor destinado, respeitando os limites legais, sem gerar despesa adicional a pessoa ou empresa doadora.

     


    Projetos incentivados voltados à educação

    O Cenpec possui três projetos incentivados que aguardam financiamento para iniciar suas ações e impactar comunidades escolares. Conheça mais sobre cada um deles e como a sua doação pode impactar vidas:

    Educação antirracista: formação da comunidade escolar

    O que é: este projeto incentivado via FUMCAD pretende implementar no cotidiano escolar práticas de convivência antirracistas, garantindo a valorização das identidades étnico-raciais e o fortalecimento de mecanismos de prevenção, denúncia e enfrentamento ao racismo, consolidando um ambiente escolar seguro, inclusivo e respeitoso.

    Quantas pessoas serão beneficiadas: 700 pessoas diretamente (entre estudantes adolescentes, professoras(es), gestoras(es) escolares e outros profissionais da educação), e beneficiar indiretamente quase 1.000 pessoas, envolvendo familiares e outras pessoas da comunidade escolar.

    Onde o projeto será realizado: em duas escolas públicas da zona leste de São Paulo.

    Qual o impacto social da sua doação: ao apoiar este projeto, sua empresa ou sua contribuição pessoal direciona parte do imposto devido para uma iniciativa que promove equidade racial, ambientes escolares seguros e educação pública de qualidade.

    Na realidade do território, isso quer dizer:

    • Estudantes protagonistas e protegidos: jovens mais conscientes das desigualdades raciais e engajados no enfrentamento ao preconceito, com participação ativa em grêmios, coletivos e comitês escolares.
    • Famílias engajadas na proteção e no desenvolvimento das(os) estudantes: com maior aproximação entre escola e comunidade.
    • Profissionais da educação preparadas(os) para transformar as salas de aula: com conhecimento sobre legislação, marcos conceituais e práticas de educação antirracista, ampliando a capacidade de identificar, prevenir e intervir em situações de racismo.

    Cuidar e Conviver: prevenção ao bullying e cyberbullying

    O que é: este projeto incentivado via FUMCAD prevê o desenvolvimento de ações de prevenção ao bullying e ao cyberbullying nas escolas, promovendo uma cultura de paz e contribuindo para a redução das violências dentro e fora da escola.

    Quantas pessoas serão beneficiadas: 646 pessoas, entre estudantes, professoras(es) e gestoras(es) das escolas, devem ser impactadas diretamente pelas ações do projeto, e cerca de 4.000 pessoas, considerando familiares, serão beneficiadas indiretamente.

    Onde o projeto será realizado: em uma escola pública da zona leste de São Paulo.

    Qual o impacto social da sua doação: aqui sua empresa ou contribuição pessoal investem diretamente para a promoção da saúde mental de adolescentes e a prevenção do bullying e do cyberbullying.

    Na prática, sua doação se converte em:

    • Adolescentes emocionalmente fortalecidos: conscientes da importância do respeito entre pares e de como se prevenir ou não reproduz práticas de bullying e do cyberbullying.
    • Famílias engajadas na vida das(os) filhas(os): fortalecendo a prevenção das violências, a proteção de crianças e adolescentes e a melhoria dos indicadores de clima escolar, frequência e permanência estudantil.
    • Profissionais da educação preparadas(os) para promover uma cultura de paz: capazes de identificar e atuar como mediadores(as) de conflitos e integrar estratégias de convivência respeitosa e ética no cotidiano escolar.

    Formação de leitores: escritores negros, indígenas e periféricos

    O que é: este projeto incentivado via PROMAC visa promover a leitura literária e a formação de adolescentes leitoras(es), ampliando repertórios de referências afro-brasileiras, indígenas e periféricas, por meio da implementação e manutenção de Clubes de Leitura.

    Quantas pessoas serão beneficiadas: mais de 320 pessoas, entre estudantes, professoras(es) e gestoras(es) das escolas.

    Onde o projeto será realizado: em cinco escolas públicas da zona leste de São Paulo.

    Qual o impacto social da sua doação: sua empresa ou contribuição pessoal ajudará na promoção da leitura na escola pública e na ampliação do acesso de adolescentes a repertórios culturais diversos e representativos.

    Na prática, isso se reverte em: 

    • Novas(os) leitoras(es) para o país: com adolescentes que desenvolvem o gosto pela leitura e fortalecem sua identidade e pertencimento por meio do contato com autores negros, indígenas e periféricos.
    • Educadoras(es) mediadoras(es) de leitura: aptos a fomentarem clubes de leitura e atuar como mediadoras(es), criando práticas permanentes de incentivo à leitura na escola pública.
    • Escolas como espaços de valorização cultural no/do território: fortalecendo o acesso à cultura, a promoção da diversidade cultural e a formação integral de estudantes nos territórios atendidos.

    Quem pode doar para os projetos incentivados do Cenpec

    Os projetos incentivados permitem que pessoas físicas e empresas destinem parte dos impostos devido para iniciativas que fortalecem a educação pública. É uma forma segura, regulamentada e transparente de transformar tributo em impacto social direto.

    Pessoa Física: 

    • Contribuintes que declaram Imposto de Renda no modelo completo podem doar via FUMCAD.
    • Contribuintes de IPTU no município de São Paulo podem apoiar projetos via PROMAC.

    Pessoa Jurídica

    • Empresas tributadas pelo Lucro Real podem doar via FUMCAD, com dedução no Imposto de Renda.
    • Empresas que recolhem ISS ou IPTU em São Paulo podem apoiar projetos via PROMAC.

    Em todos os casos, a destinação ocorre dentro dos limites legais de renúncia fiscal, sem custo adicional a quem doa.

     


    Como doar para os projetos incentivados via FUMCAD

    A doação de empresas ou pessoas físicas para os projetos incentivados via FUMCAD podem ser feitas por boleto bancário ou TED, DOC e Depósito Identificado. Para pessoa física, também é possível doar via DARF na declaração do Imposto de Renda.

    Boleto Bancário:

    • Acesse: https://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/Colaboracoes/ComoColaborar  
    • Utilize o simulador para calcular o valor máximo de dedução.
    • Clique em “Fazer Doação”.
    • Busque e selecione pela entidade (Cenpec) e escolha o projeto os dois ou um dos projetos.
    • Clique em “Efetuar doação para este projeto”.
    • Preencha com os seus dados (PF ou PJ):
    • Por fim, será gerado um boleto de pagamento. Neste formato, o direcionamento ao projeto ocorre automaticamente no sistema.

     

    TED, DOC ou Depósito Identificado:

    • Realize a transferência bancária para os dados: Razão Social: Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMCAD. CNPJ: 97.537.776/0001-87. Banco do Brasil (001) | Agência: 1897-x  |  Conta Corrente: 8946-x
    • Depois, envie o comprovante da doação para cmdcacpfo@prefeitura.sp.gov.br, com os seguintes dados: Nome/Razão Social; CPF/CNPJ; Endereço completo.
    • Nesse e-mail, envie também a Carta de direcionamento (baixe aqui) indicando o nome do projeto para que a sua doação seja destinada.
    • O limite de dedução nesta modalidade para pessoa jurídica é de até 1% do IR devido e 6% para pessoas físicas.

     

    DARF na declaração de Imposto de Renda

    • Na Declaração, acesse “Doações Diretamente na Declaração”.
    • Selecione: Fundo Municipal → SP → São Paulo → FUMCAD.
    • Depois disso, a DARF será gerada.
    • Após o pagamento da DARF, envie um e-mail para cmdcacpfo@prefeitura.sp.gov.br com a Carta de direcionamento (baixe aqui) indicando o nome do projeto que deseja destinar sua doação, a DARF e o comprovante de pagamento anexos.
    • O limite de dedução é de até 3% do IR devido.

    📧 A equipe do Cenpec pode te ajudar nisso! Entre em contato com a gente: parcerias@cenpec.org.br .

     


    Como doar para os projetos incentivados via PROMAC

    Os projetos incentivados via PROMAC permitem que pessoas físicas que pagam IPTU em São Paulo e empresas que recolhem ISS ou IPTU no município destinem parte desses impostos diretamente para o projeto do Cenpec. Para isso, é preciso:

    Para destinar IPTU via PROMAC, é necessário optar pelo pagamento parcelado do imposto.  Nesse caso, as duas últimas parcelas do IPTU poderão ser destinadas diretamente ao projeto selecionado, respeitando o limite de até 20% do valor total do imposto.

    • Enviar o comprovante do depósito à Secretaria Municipal da Cultura do município de São Paulo (SMC).
    • Para finalizar o processo de abatimento e garantir o benefício fiscal, também é preciso enviar à SMC a Guia Cheia de Pagamento do imposto do qual será abatido o valor incentivado.

    Pessoas físicas e jurídicas que contribuem com ISS e/ou IPTU no município de São Paulo podem destinar até 20% do valor do imposto devido, a cada incidência, para projetos incentivados via PROMAC, com 100% de desconto sobre o valor destinado.

    Em ambas as modalidades, o princípio é o mesmo: o imposto que já seria pago ao governo passa a financiar projetos que fortalecem escolas públicas, ampliam oportunidades educacionais e geram impacto social mensurável.

    📧 A equipe do Cenpec pode te ajudar nisso! Entre em contato com a gente: parcerias@cenpec.org.br .

     


    Por que escolher o Cenpec para destinar seu imposto

    Investir em educação pública exige mais do que boas intenções. Requer conhecimento técnico e prático sobre a realidade das salas de aula, articulação com os territórios e olhar sistêmico sobre a gestão da educação. É isso que o Cenpec faz há mais de 30 anos.

    Ao escolher os projetos incentivados do Cenpec, empresas e pessoas físicas destinam seus impostos a uma organização da sociedade civil reconhecida nacionalmente por sua excelência técnica, atuação direta com redes públicas de ensino e compromisso permanente com qualidade e equidade na educação. Nossos projetos combinam pesquisa, formação, metodologias e avaliação de resultados, garantindo que cada recurso investido gere impacto real.

    Além do benefício fiscal assegurado por lei, a empresa ou pessoa doadora associa sua marca ou contribuição pessoal a uma causa estratégica para o desenvolvimento do país, fortalecendo agendas ESG, responsabilidade social e reputação institucional. Mais do que doar, trata-se de escolher onde o seu imposto vai atuar e optar por uma organização séria, que transforma os desafios da escola pública em soluções concretas para milhares de crianças, adolescentes e educadores.

    📚 Conheça mais sobre o que fazemos aqui.