Enviado por: Edivângela Gregório - edivangela@gmail.com - Mauá (SP)
Escola Maria Júlia – Palmas (TO) – Ensino Fundamental II
Pensar no papel da escola em um mundo globalizado, digitalizado e multifacetado tornou-se imprescindível. Muito se tem refletido sobre as questões educacionais e quais suas reais funções na vida prática dos alunos e professores. Em tempos de identidades “líquidas” torna-se decisivo o trabalho com as facetas e configurações da linguagem enquanto instrumento que amplia o pensamento, elabora ideologias e aborda elementos culturais.
A formação de sujeitos sociais que sejam protagonistas dá-se de forma especial em momentos que envolvem o coletivo. Desse modo, a VII Semana de Leitura tem um papel importante a desempenhar dentro e fora do contexto escolar, pois durante esta semana serão ampliadas as esferas de atividades e práticas de letramentos bem como as práticas de linguagem.
Para a consolidação das intenções acima pontuadas serão homenageados e estudados em salas de aula os escritos Tião Pinheiro (no âmbito regional) e Manoel de Barros (no âmbito nacional), porém ambos com suas características de escritores universais, pois retratam em seus escritos o mundo que está para além da aldeia.
O formato de oficinas dirigidas pelos docentes da escola Maria Júlia darão o tom de originalidade e tentarão responder às perguntas-mestras dessa semana: Quais as relações entre leitura e sua área de conhecimento? De que forma e a partir de quais instrumentos é possível ler o mundo?
Assim, objetivamos promover e ampliar, de forma crítica, a formação dos nossos alunos e alunas, bem como a percepção da prática pedagógica.
Descrição de atividades
A VII Semana de Leitura da Escola Maria Júlia teve início com a escolha dos autores que seriam estudados durante um período para aprofundamento de conteúdo literário. Chegamos, após definição em grupo, de um nome regional e outro de renome nacional, respectivamente Tião Pinheiro e Manoel de Barros. A partir de então, demos inicio à seleção de informações, textos, poesias, documentários e demais materiais que pudessem ser úteis para a produção de conhecimentos dos alunos.
Acesse aqui a proposta de atividade da Plataforma do Letramento sobre a obra Memórias inventadas, de Manoel de Barros.
De modo que chegamos aos vídeos com as poesias musicados de
Manoel de Barros produzidos pelo grupo Crianceira de Mato Grosso. Foi exibido o documentário “A unha do dedão do pé do fim do mundo”. Os alunos assistiram a este belíssimo trabalho e em seguida outro professor embasado pelas poesias produziu os panfletos que foram distribuídos na intervenção Poética que realizamos na Estação de ônibus que fica no mesmo bairro da escola. Este foi um dos momentos mais bonitos do projeto devido à troca que houve entre as pessoas que na estação transitavam e os alunos que recitaram, cantaram e tocaram para os transeuntes.
Enquanto isso, aconteciam diversas oficinas com temáticas relacionadas à formação de leitores literários oferecidas pelos professores da escola e, também, por parceiros como o SESC. Uma delas foi a produção de autorretrato com recorte e colagem ministrada por Vone Petson, colaborador do Sesc Tocantins.
Por estar localizada em área periférica da cidade a cultura dos alunos dialoga bastante com o grafite e o RAP. Assim, despertamos os conhecimentos dos alunos para que eles se expressassem através do RAP e da produção de grafite na quadra da escola. Muitos foram os conhecimentos que apareceram para colaborar. O aluno Fabrício produziu um Rap em homenagem ao escritor local, Tião Pinheiro. Assim, percebemos que o aluno desenvolveu uma belíssima produção textual a partir de seus conhecimentos cotidianos.
Houve, ainda, um recital poético feito pelos alunos e alunas com os poemas de Tião Pinheiro e de Manoel de Barros. Para isso, preparamos os participantes a fim de trabalhar entonação, performance, voz, expressão corporal.
Objetivo geral: realizar uma semana com ações voltadas ao ensino multidisciplinar de leitura e suas relações com as diversas áreas do conhecimento; ampliar o trabalho com leitura a partir das abordagens de cada disciplina na assertiva de abordarmos as múltiplas facetas da linguagem. Sendo assim, na VII Semana de Leitura tivemos oficinas com temáticas diversas as quais se propõem a pensar e oferecer aos alunos participantes reflexões nutridas a partir das inúmeras possibilidades de trabalho no cerne das linguagens. O que se pode considerar como multiletramentos.
Objetivos específicos:
oferecer diversas oficinas aos alunos;
ampliar o sentido e o significado da leitura na escola;
realizar apresentações produzidas por alunos e professores;
homenagear o escritor tocantinense Tião Pinheiro;
homenagear o escritor brasileiro Manoel de Barros;
expor trabalhos que serão resultados das oficinas de modo que valorize a produção intelectual de professores e alunos.
Com base nas obras de Manoel de Barros e de Tião Pinheiro, produzimos com os estudantes panfletos e fizemos uma intervenção poética em uma estação de ônibus da cidade. Os alunos recitaram para os usuários do transporte coletivo e também cantaram e tocaram acompanhados pelos professores. As atividades desenvolvidas foram:
leitura e escrita de poesia;
estudo de texto sobre os autores;
exibição de vídeos;
recital.
Resultados esperados: espera-se que os alunos se apropriem de diversos tipos de linguagens de tal modo que essa apropriação se reverbere em sua vida prática tornando-os mais enriquecidos culturalmente.