Compartilhe:

Vídeos com as especialistas do Especial Literatura na Escola



As especialistas Lígia Menna e Maria Regina Figueiredo Horta, autoras das atividades deste Especial, falam sobre leitura literária na escola e comentam como foi criar as propostas baseadas nos livros do Mapa da literatura brasileira.

Lígia Menna: doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é docente e coordenadora auxiliar do Curso de Letras da Universidade Paulista (Unip). Ministra aulas em cursos presenciais e a distância, na graduação e na pós-graduação.

Maria Regina Figueiredo Horta: licenciada em Letras e em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora da rede pública e particular, atuando no ciclo II do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na educação superior. Atualmente faz cursos de especialização em Filosofia Antiga e é formadora de professores na área de Língua Portuguesa, leitura e produção de textos, pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).




















Materiais da Plataforma do Letramento



Especial Mapa da literatura brasileira
Contos, poemas, crônicas, romances, novelas, dramas, comédias... Autores e obras do passado e do presente, originários de diversas regiões do país, habitam nossas veredas pelos sertões das letras. Navegue por este mapa colaborativo e participe de sua construção!

Especial Leitura de Imagem
Elaborado pela Plataforma do Letramento com a assessoria da professora Lucia Santaella, doutora em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), este Especial multimídia aborda as diferentes relações entre imagem e escrita, para subsidiar o desenvolvimento de habilidades em ler imagens, ou seja: observar aspectos e traços constitutivos dos diversos tipos de imagem com que convivemos. Acesse.

Mapa de Oralidades
Neste Especial, a variedade linguística se faz presente por meio de um mapa com vídeos enviados por pessoas de diferentes regiões do Brasil e de outros países falantes de português. Você encontrará ainda vídeos e textos elaborados por Carlos Alberto Faraco, linguista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que enfoca aspectos teóricos e práticos desse tema, dando dicas sobre como trabalhar oralidade na escola, além de muitos outros materiais para se aprofundar no tema. Acesse.

Especial Práticas de leitura na escola
Como formar leitores? Como o professor pode ajudar os estudantes a se tornarem leitores autônomos e com gosto por ler? Este material apresenta as dimensões envolvidas na aprendizagem da leitura: cultura letrada, fluência e compreensão. Acesse.

Coluna literária de Jorge Miguel Marinho
O escritor, ator, professor de literatura e formação de escritores traz o sonho e a fabulação em textos que exalam humor e poesia. Acesse.

Notícia: Alunos se tornam heróis de leitura em escola rural goiana
Leitura que contagia: conheça o trabalho de um inspirado professor em uma escola rural goiana. Acesse.

Experimente Palavra-brinquedo: fazer poesia e se divertir
A proposta de oficina, baseada na obra de Manoel de Barros foi desenvolvida por Sony Fersek, poeta e professora de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Acesse.

Experimente trocar mensagens ontem e hoje
Correspondências de escritores a amigos e parentes contando da vida, compartilhando confidências, alegrias, tristezas, sonhos... Que tal apresentar o gênero “carta pessoal” à geração cibernauta e de quebra trabalhar autores e obras de nossa literatura? Acesse.

Entrevista com Rodrigo Bueno: A influência dos quadrinhos na formação de um ilustrador
O quadrinista e arte-educador Rodrigo Bueno fala sobre a sua grande paixão: histórias em quadrinhos (HQs). Nesta entrevista, ele conta como conheceu a arte dos quadrinhos e como ela o impulsionou a desenvolver-se na arte da ilustração. Acesse.

Entrevista com João da Silva Ribeiro Neto: Como seriam as aulas de literatura nos moldes da Escola sem Partido?
Para saber as implicações desse projeto para o ensino-aprendizagem de Literatura, a Plataforma do Letramento conversou com o professor João da Silva Ribeiro Neto, professor e doutorando em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (Unicamp). Acesse.




Outros sites, vídeos e matérias sobre leitura literária



Enciclopédia Itaú Cultural
Site de arte e cultura brasileira em que é possível pesquisar e navegar por conteúdos de artes visuais, dança, música, cinema, teatro e literatura. São mais de 5.600 verbetes, divididos entre biografias, comentários críticos e análises históricas de pessoas, grupos, instituições, eventos e obras, além de definições sobre termos e conceitos. Acesse.

Revista Bula
Site de literatura e jornalismo cultural que nasceu em 2003 como página cultural, em Goiânia (GO), e hoje faz sucesso em todo o país. A revista tem colaboradores de várias regiões do Brasil. Acesse.

Literatura Br
Originalmente blog pessoal do escritor e editor Nathan Matos, contendo resenhas literárias, o Portal hoje conta com uma equipe de colaboradores que contribuem diariamente com textos de quase todos os gêneros. Foi eleito o melhor blog pessoal pelo Júri Acadêmico do TOP BLOG 2013. Seu objetivo é divulgar conteúdo de qualidade e ser um local para que os novos autores possam publicar seus textos. Acesse.

Revista Emília
Revista digital independente criada por editores e autores comprometidos com leitura e livros voltados crianças e jovens, para democratizar a prática da leitura e oferecer um meio de discussão e reflexão sobre essas questões. A Emília dialoga com todos que se interessam pela formação de leitores e que são mediadores de leitura: pais, professores, educadores, bibliotecários, promotores de leitura e especialistas. Acesse.

Programa Escrevendo o Futuro
O Programa entende a leitura e escrita como práticas sociais: a língua é viva e usada a todo instante, na família, na escola, no trabalho, na comunidade. Nesse sentido, contribui para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de formação para educadores envolvidos no ensino da Língua Portuguesa. Acesse.

Biblioteca de Literaturas de Língua Portuguesa − UFSC
Biblioteca digital que oferece gratuitamente obras literárias do Brasil e de Portugal em versão integral na internet. Atualmente, seu acervo contam com 75.643 obras, 18.764 autores cadastrados e 4.617 arquivos digitalizados. A proposta do ambiente é criar um espaço de leitura e ensino-aprendizagem de literatura, com base no acervo da biblioteca digital, incluindo ferramenta de anotações. Acesse.

Domínio Público
Portal do Ministério da Educação (MEC) que oferece vasto acervo de obras literárias, artísticas e científicas, na forma de textos, sons, imagens e vídeos, que podem ser consultadas e baixadas gratuitamente na internet. A proposta é colocar à disposição documentos que já estão em domínio público e que constituem o patrimônio cultural brasileiro. Acesse.

A Cor da Cultura
Artigo "A tradição oral e sua metodologia", de Jan Vansina, antropólogo belga especialista em culturas africanas. Acesse.

Carta Educação
Daniel Munduruku: apresentar os mitos indígenas para crianças é um maravilhoso exercício de reviver as expressões que os povos ancestrais criaram para aceitar a condição humana. Acesse.



Acessos em: ago. 2021.