Temáticas
Procure por

Dia dos Povos Indígenas: educação contra preconceitos

A escola deve ser o espaço para conhecer e valorizar a cultura indígena contra ameaças aos direitos desses povos,

Infâncias invisibilizadas

Na #SemanaPovosIndigenas, conheça publicação que alerta para as ameaças aos direitos dessa população e traz recomendações para a educação escolar indígena

Espaços de participação e protagonismo juvenil

O que protagonismo tem a ver com política? Conheça essa proposta de oficina para desenvolver essa temática com suas(seus) estudantes.

Educação em territórios em conflito

Como uma escola de SC tem acolhido estudantes venezuelanas(os) e qual a metodologia da Cruz Vermelha para garantir educação em territórios em guerra

Educação integral e juventudes: exploração do território

Qual é o papel do território na educação integral? Conheça o vídeo com sugestões de como trazer essa dimensão para a escola

Itinerário para as juventudes: educação integral e Ensino Médio – Parte 2

Conheça este material construído ^com base nas ações de educação integral em escolas mineiras de ensino médio

Itinerário para as juventudes

Conheça o desenho de novas trilhas de práticas e saberes. Esta publicação é fruto de três anos de parceria entre o Programa Jovens Urbanos (Cenpec) com a Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Inclusão de adolescentes e jovens no ensino médio

Reportagem da Plataforma Educação&Participação (Cenpec/Itaú Social) apresenta debates do Seminário Internacional sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio em 2016

Rozana Barroso: “O Brasil inteiro perde quando temos menos jovens estudando”

A presidente da UBES fala sobre as lutas de adolescentes e jovens para seguir os estudos em tempo de pandemia

Especial Juventudes, expressão e participação

Este material traz pesquisas e análises de especialistas sobre os desafios de uma educação aberta à escuta dos anseios e reivindicações das juventudes

Merenda saudável: das hortas escolares à garantia de segurança alimentar

Como o direito à alimentação escolar tem sido garantido – e também violado – durante a pandemia?

Voluntários Pense Grande Digital

Investidor Fundação Telefônica Vivo Abrangência Nacional Público 68 voluntários(as) e 90 participantes A experiência profissional e acadêmica dos(as) voluntários(as) (mentores/as) como apoio à juventude que participa do programa agrega… Leia mais >

Educação Empreendedora em Rede

Investidor Fundação Roberto Marinho Parcerias Sebrae Abrangência Nacional Público Professores de EM e EJA Produto  E-book para educador A parceria teve como escopo disponibilizar a professores(as) metodologias e materiais… Leia mais >

Saraus remotos: o poder da palavra em contexto de privação de liberdade

No Educação com Arte, os saraus on-line têm sido um respiro e uma ferramenta para fortalecer a confiança e a autonomia dos adolescentes.

Uso de TICs por crianças e adolescentes: riscos e oportunidades

Estudo analisa dinâmicas de gênero no uso de tecnologias de informação e comunicação e alerta para estereótipos e desigualdade de acesso

Impactos da pandemia nos(nas) jovens das periferias

Quando a preocupação é sobreviver, educação e trabalho caem na lista de prioridades. Veja como as juventudes periféricas têm enfrentado esse cenário

Fiquei grávida! E agora?

Em nova radionovela, a história de um jovem casal surpreendido por uma gravidez indesejada serve de pano de fundo para tratar de direitos da gestante e importância da primeira infância. Conheça esta iniciativa do Unicef

O Conanda vive e luta!

Saiba por que e como apoiar a Carta-manifesto que denuncia o desmonte e pede o pleno funcionamento do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Educação com Arte a distância

Como acontecem as oficinas de arte e cultura com os adolescentes da Fundação CASA durante a pandemia.? Confira o que contam os arte-educadores e coordenadores do projeto

O papel do território na educação integral e inclusiva

Em entrevista ao Programa Itaú Social UNICEF, a arquiteta e educadora Beatriz Goulart fala sobre territórios educativos na construção da educação integral