Temáticas
Procure por

APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada

Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.

Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica

Entender o propósito da avaliação, priorizar habilidades e elaborar o instrumento diagnóstico são alguns dos pontos a serem observados

Desafios para a volta segura às aulas

Como acolher os(as) estudantes? Quais os protocolos sanitários necessários? Como realizar a avaliação diagnóstica? Confira questões fundamentais para garantir o direito à educação em contexto de pandemia

Apoio Pedagógico Complementar: diagnóstico para o retorno às aulas

Municípios atendidos pelo programa recebem formação para aplicar provas diagnósticas a estudantes dos anos inicias do ensino fundamental

Não abandone seu futuro

Cenpec participa de campanha #TMJ Sempre contra a evasão escolar e pelo planejamento de retorno seguro às aulas presenciais

Apoio Pedagógico Complementar: avaliação de aprendizagem no ensino remoto

Formação com técnicos e gestores escolares de municípios do Baixo Paraíba trabalha diagnóstico em leitura e resolução de problemas

Em defesa do Inep

O órgão responsável pelo desenvolvimento da política de avaliações educacionais externas nos últimos anos vem sofrendo ameaças e sendo enfraquecido; entenda

Crianças de 6 a 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia

Em um ano, dobra o número de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos fora da escola. Quase 1,5 milhão nessa faixa etária estavam fora da escola em 2020. Saiba mais

Diagnosticar antes, intervir depois

Coletar dados e identificar quem são aqueles com e as causas das dificuldades de aprendizagem são determinantes para o trabalho de formação docente e do apoio pedagógico aos alunos.

Desafios e aprendizagens em um ano de pandemia

Acompanhe duas pesquisas sobre o cenário da pandemia de Covid-19 e do fechamento das escolas.

APC: formação continuada em 2020 cumpriu o seu papel?

Avaliação analisa percepções de técnicos(as) das secretarias envolvidos(as) nas formações do Apoio Pedagógico Complementar em 2020

A quem importa o fracasso escolar?

Olhar as taxas de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar é reconhecer desigualdades e pensar propostas articuladas de enfrentamento a essa cultura. Saiba mais

Enem 2020: insegurança em meio à pandemia

As taxas de inscritos que não compareceram ao exame foi de 51,5% e 55,3%; entenda os problemas que marcaram esta edição

Retrospectiva: os principais acontecimentos de 2020 na Educação

Três especialistas da área fazem um balanço deste ano tão atípico e analisam os impactos da pandemia no direito à Educação

APC: avaliação e monitoramento do Programa em 2020

Tecnologia educacional é avaliada em 87,4% segundo estudo do Polo de Desenvolvimento Educacional para Itaú Social. Confira os resultados

APC: balanço da formação em Língua Portuguesa e Matemática

Formadoras Patrícia Calheta e Sandra Amorim falam sobre aprendizagem da formação on-line com os(as) técnicos das secretarias municipais

Apoio Pedagógico Complementar: o papel da avaliação no Programa

Formação a técnicos das secretarias municipais discute o papel da avaliação na gestão e na aprendizagem. Confira entrevista com o especialista Wolney C. de Melo

Escolas saudáveis: ferramentas para pensar a retomada das aulas presenciais

O espaço ideal de uma escola saudável e os protocolos sanitários são temas importantes a serem considerados para a reabertura das escolas

APC aborda uso de rádio e vídeo no ensino remoto

Carlos Lima, do núcleo de educomunicação da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, trata de rádio e vídeo no ensino remoto. Conteúdos serão trabalhados no módulo de Planejamento do Programa Apoio Pedagógico Complementar

O que é e como funciona o ensino híbrido

Ao discutir a volta das aulas presenciais, é preciso entender que o ensino híbrido vai além de misturar as aulas presenciais e remotas