Temáticas
Procure por

Material de apoio à recomposição das aprendizagens

Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental

Recomposição das aprendizagens: ações do APC no enfrentamento às desigualdades educacionais

As etapas propostas auxiliam os educadores a trabalharem com os diferentes níveis de aprendizagens, sem comprometer o conteúdo e promovendo avanços por meio da aceleração.

Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia

Considerar os aprendizados que ocorreram na pandemia, reorganizar as redes de ensino e entender que não estamos em uma corrida são algumas das bases desse processo para o Cenpec; saiba mais

Por uma cultura inclusiva na comunidade escolar

Autora e pedagoga Lucila Toledo Bernardes fala sobre currículo acessível, desafios da docência ao trabalhar com as diferenças, diversificação de práticas pedagógicas e muito mais

Agenda conservadora na educação X valorização docente

Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que temas polêmicos como militarização das escolas e homeschooling não são apoiados pela maioria da população — e seguem na contramão da valorização docente

Apoio Pedagógico Complementar: tutorias para recomposição de aprendizagens

Técnicas(os) e pontos focais dos 17 municípios do Conisul Alagoas participaram de encontros sobre planejamento e diagnóstico

Recomposição das aprendizagens no Brasil e no mundo

Que lições podemos tirar das estratégias pedagógicas em contexto de crise aplicadas aqui e em outros países?

Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia

Pesquisadora Adriana Bauer fala sobre a cultura avaliativa nas escolas brasileiras e sobre as potencialidades que o retorno às aulas presenciais traz para mudanças nas práticas pedagógicas

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?

Os autores Aldeir Rocha e Maria de Salete Silva falam sobre a importância da intencionalidade pedagógica e dos aspectos cognitivos no cotidiano escolar

Ecoa Formação: o que esperar do programa em 2022

Política educacional, pesquisa aplicada e olhar para o acompanhamento e avaliação das trajetórias escolares são algumas das novidades deste ano

Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil

Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental

Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização

Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem

#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia

Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática

Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?

APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada

Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.

Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica

Entender o propósito da avaliação, priorizar habilidades e elaborar o instrumento diagnóstico são alguns dos pontos a serem observados

Desafios para a volta segura às aulas

Como acolher os(as) estudantes? Quais os protocolos sanitários necessários? Como realizar a avaliação diagnóstica? Confira questões fundamentais para garantir o direito à educação em contexto de pandemia

1 2 5