Temáticas
Procure por

Um produtivo encontro da escola com a cultura indígena

As histórias de indígenas e alunos se cruzam em projeto para concorrer ao Prêmio Respostas para o Amanhã

As novidades do Prêmio Itaú-UNICEF

Prêmio Itaú-Unicef 2019 apresenta novidades nas áreas de formação, mobilização e organização do próprio projeto

Olimpíada de Língua Portuguesa: inscrições superam edição anterior

Participação nas cinco categorias atingiu mais de 170 mil inscritos, de quase 5 mil municípios participantes

Novos cenários da formação docente

Referência para todos os professores, obra atualiza cenário quanto à qualificação. Portal disponibiliza também os outros dois livros da série

Brincar

Projeto de formação continuada voltado à reflexão sobre infância e adolescência, tendo o brincar e o letramento com temas centrais

Curso “Aprender por Projetos”, do Prêmio Respostas para o Amanhã

Gratuito e autoformativo, curso aborda a metodologia do trabalho por projetos

Entrevista: Palavra de Criança (PI)

Raimunda Melo aborda o papel do coordenador pedagógico em programa de alfabetização piauiense

Entrevista: experiência e formação continuada

“Um professor em contato com as crianças é obrigado a se repensar”, afirma Miguel Arroyo (UFMG)

Sistema de Escrita Alfabética: entendendo as regras do jogo

O curso aborda a aprendizagem inicial da escrita e oferece ferramentas para construir uma didática de alfabetização

Formação de professores e educação integral

Assista à entrevista com António Nóvoa, professor da Universidade de Lisboa, referência mundial no tema

Entrevista: Formação de alfabetizadores

Claudia Vóvio (Unifesp), especialista em alfabetização e letramento, trata do ensino-aprendizagem da língua escrita e suas especificidades

Entre Livros e Leitores: o espaço da mediação

A proposta é refletir sobre a formação de leitores na escola e as estratégias do(a) professor(a) para a formação de leitores(as)

Comunidades virtuais

Qual o potencial dos ambientes colaborativos na web para o ensino-aprendizagem? Este é o tema do fascículo 5 da coleção EducaRede

Consciência Fonológica: entre o som e o sentido

O curso, voltado para pedagogos(as), tem como objetivo reconhecer a importância da consciência fonológica na construção da base alfabética

Letras e teclado

Oficina de textos na web: conheça propostas de escrita colaborativa no
quarto fasciculo da coleção EducaRede

Sala de informática

Conheça experiências pedagógicas interessantes envolvendo este espaço no fascículo 3 da coleção EducaRede

Ensinar com internet

Novos tempos, espaços e práticas educativas: como enfrentar este desafio? Esse é o tema do fascículo 2 da coleção EducaRede

Inclusão digital na escola

Primeiro fascículo da coleção EducaRede traz conhecimento acumulado sobre internet na aprendizagem

Percursos da educação integral

Conheça experiências de educação integral de diversas partes do país

Currículo em debate e práticas culturais

Como articular o currículo escolar às culturas locais e juvenis? Este é o tema do caderno 3 da coleção Currículo em Debate