Temáticas
Procure por

#ProfessorasQueInspiram: histórias sobre quem marcou pra sempre as nossas vidas

Leia depoimentos de pessoas sobre as(os) docentes que deixaram marcas inesquecíveis em sua jornada e preste a sua homenagem a quem exerce essa profissão tão essencial

Professoras(es): protagonistas na construção de uma educação com equidade étnico-racial

Gina Vieira, especialista em educação e inclusão escolar, trata da importância do trabalho docente na formação integral e dos desafios para a valorização dessas(es) profissionais

Professora e professor votam em quem prioriza a educação

Construir um futuro justo, próspero e democrático depende de uma educação pública de qualidade para todas e todos.

Ciclo de debates: Educação em tempos de (pós)pandemia

Instituto Alcoa e Cenpec promovem três encontros, abertos a profissionais da educação, sobre como rede e escolas podem efetivar o direito à educação

Videocast Rio Bravo: falando sério sobre a educação no Brasil

Do passado de exclusão escolar aos desafios para os próximos anos, Anna Helena Altenfelder comenta a educação brasileira em episódio do videocast Rio Bravo

Solve for Tomorrow: conheça as 10 equipes finalistas da 9ª edição

Com foco principalmente em sustentabilidade, os projetos estão distribuídos por todas as regiões brasileiras

Novo Ensino Médio: gestão escolar em defesa do seu projeto político pedagógico

Vice-diretor e diretor de escolas no Distrito Federal e no Ceará contam os percalços para implantar o novo modelo, garantindo os interesses de de professoras(es) e estudantes

Manifesto por políticas públicas efetivas de valorização docente

Cenpec lança documento com conjunto de propostas essenciais e inadiáveis no campo da valorização e da formação docentes que devem ser prioridade na agenda política educacional dos próximos anos

#InclusãoPraTodoMundo: livro reúne artigos com argumentos favoráveis à educação inclusiva

Com 30 artigos de especialistas, a publicação da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva compila os argumentos jurídicos e pedagógicos contra o decreto 10.502/2020

Em defesa do direito à educação pública infantil

Nota pública contra o Recurso Extraordinário que questiona o dever constitucional do Estado de ofertar e garantir educação pública infantil a crianças de até 5 anos

Como potencializar a recomposição da aprendizagem pós-pandemia

Considerar os aprendizados que ocorreram na pandemia, reorganizar as redes de ensino e entender que não estamos em uma corrida são algumas das bases desse processo para o Cenpec; saiba mais

Pesquisa Educação, Valores e Direitos

Coordenada pelo Cenpec e pela Ação Educativa, a pesquisa buscou entender a percepção da população sobre pautas conservadoras na educação, como escolas militarizadas, educação sexual e educação domiciliar

Autodeclaração de raça/cor: por que fazer?

Pertencimento e identidade, ações afirmativas e políticas públicas são alguns dos aspectos que perpassam ou que se apoiam em dados de cor/raça para garantir mais justiça e equidade

APC: novas estratégias para a aprendizagem em matemática

Laboratórios de Práticas propõem novas abordagens para recomposição das aprendizagens nos municípios do Conisul Alagoas

Bicentenário da Independência: o que a história da educação nos ensina?

Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG) reflete sobre a importância de entender os últimos 200 anos para pensar soluções aos atuais desafios da educação

#PL573 ameaça gestão democrática na educação paulistana

Por que o projeto de lei que tramita em São Paulo (SP) e autoriza a gestão de escolas públicas por organizações sem fins lucrativos é um perigo à participação social e à qualidade da educação

Uma década da Lei de cotas: avanços e desafios

Artigo de Claudia Monteiro Fernandes (UFBA) reflete sobre essa política afirmativa e sua continuidade no ano que em que completa 10 anos

Agenda conservadora na educação X valorização docente

Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que temas polêmicos como militarização das escolas e homeschooling não são apoiados pela maioria da população — e seguem na contramão da valorização docente