Temáticas
Procure por

Inscrições prorrogadas para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Inicialmente agendadas para se encerrarem nesta terça-feira (30), inscrições podem ser feitas até 13/05. No dia 03/05, haverá um webinário

Desafios do ensino de Português

Antonio Batista (UFMG) aborda as perspectivas curriculares nesse campo

Raízes e Asas v. 8: Avaliação

Por que, para que e como avaliar em uma aprendizagem significativa e democrática?

Raízes e Asas v. 7: A sala de aula

Que estratégias adotar para tornar este um espaço de aprendizagem democrática?

Raízes e Asas v. 6: Como ensinar: um desafio

Que estratégias favorecem a aprendizagem significativa?

Raízes e Asas v. 5: Ensinar e aprender

A linguagem e seu papel na construção do conhecimento é o foco deste caderno

Raízes e Asas v. 4: Projeto de escola

Como elaborar projetos escolares afinados à cultura e às demandas locais?

Raízes e Asas v. 3: Trabalho coletivo

Educação de qualidade e participativa se constrói por muitas mãos

Raízes e Asas v. 2: Gestão democrática

Este segundo caderno apresenta experiências de gestão democrática na escola

Raízes e Asas: Apresentação

A coleção que inovou o ensino-aprendizagem agora disponível para download

Olimpíada de Língua Portuguesa realiza webinário

Transmitido pelo portal Escrevendo o Futuro, evento respondeu a dúvidas e comentários de internautas sobre o concurso e práticas pedagógicas

Olimpíada de Língua Portuguesa mobiliza professores

Ações incluem curso, webconferência e webinário, todos gratuitos. Inscrições se encerram em 30/04

Lendo infográficos

Como explorar a leitura de textos multimodais na aprendizagem? Esta oficina explora este gênero de divulgação científica

Eu e minhas escolhas

Que tal estimular adolescentes e jovens a elaborar suas histórias de vida? Conheça a proposta desta oficina que tem foco nos estudantes mais vulneráveis

Letramento e esporte

Como relacionar futebol e letramento por meio de diferentes linguagens e mídias? Conheça a experiência do Núcleo de Comunicação Comunitária São Miguel no Ar

No mundo dos fanzines

Que tal produzir artesanalmente com a turma textos e imagens para uma publicação alternativa? Experimente!

E se fosse verdade?

Que tal aliar leituras literárias da turma e internet? Esta oficina propõe a leitura e produção de texto, criando perfis de personagens fictícios em rede social