Tecnologias digitais nos currículos escolares
Conheça o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, produzido pelo Cieb, e entenda a importância de docentes e estudantes desenvolverem competências digitais
Brincadeira tem história
Brincar é a linguagem da criança, é a forma como a criança aprende, conhece e experimenta o mundo, o outro e a si mesma. Conheça a oficina e brinque!
Comunidade Cenpec
Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >
A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?
Os autores Aldeir Rocha e Maria de Salete Silva falam sobre a importância da intencionalidade pedagógica e dos aspectos cognitivos no cotidiano escolar
Desenhando histórias
Que tal articular práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias com base em ilustrações? Confira na oficina!
Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização
Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem
#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?
Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia
Recuperar as aprendizagens é urgente!
É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino
Como implementar os currículos alinhados à BNCC
Princípios, tempos e espaços de ensino e aprendizagem, materiais pedagógicos e priorização curricular são abordados no guia do Movimento pela Base
Experiências didáticas para combater o fracasso escolar
O material articula os ODSs às habilidades da BNCC e busca engajar estudantes na aprendizagem por meio de atividades interdisciplinares e inclusivas
Africanidades no currículo
O que é necessário considerar em currículos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana? Conheça as reflexões de três especialistas em educação antirracista e cultura afro.
Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática
Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?
APC: priorização curricular para alfabetização
Educadoras(es) da Paraíba montaram plano de ensino de Língua Portuguesa, definindo as habilidades essenciais da BNCC
APC: Mogeiro e a experiência de formação continuada
Conheça a experiência de Mogeiro (PB), que tem utilizado a tecnologia educacional do APC para melhorar a aprendizagem de seus(suas) estudantes em ensino remoto.
Desafios para a volta segura às aulas: avaliação diagnóstica
Entender o propósito da avaliação, priorizar habilidades e elaborar o instrumento diagnóstico são alguns dos pontos a serem observados
Literatura na escola: conheça o especial multimídia
Como aliar o prazer da literatura à aprendizagem de conteúdos em diversos campos do saber? Conheça as propostas de atividades ligadas ao Mapa da literatura brasileira
Entendendo as divergências entre a Política Nacional de Alfabetização e a BNCC
Estudo técnico do Cenpec evidencia incompatibilidades entre as duas políticas
Seminário: “Educação integral é uma nova abordagem curricular”
Reportagem sobre Seminário Internacional Educação + Participação = Educação Integral, de 2014