Temáticas
Procure por

Alfabetização e letramento indígena

Como o ensino-aprendizagem da língua portuguesa dialoga com a diversidade cultural dos povos originários?

Ortografia reflexiva

Elaborado com a assessoria de Mazé Nóbrega, este material multimídia se baseia em questões enviadas por professores de todo o Brasil

Inscrições prorrogadas para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Inicialmente agendadas para se encerrarem nesta terça-feira (30), inscrições podem ser feitas até 13/05. No dia 03/05, haverá um webinário

Desafios do ensino de Português

Antonio Batista (UFMG) aborda as perspectivas curriculares nesse campo

Multilinguismo

Cerca de 250 línguas são faladas no Brasil,. Como trabalhar o ensino da(s) língua(s) nesse cenário plural?

Literatura na escola

Como aliar o prazer da literatura à aprendizagem de conteúdos em diversos campos do saber?

Anna Helena Altenfelder comenta os desafios da alfabetização no Brasil

Em entrevista ao Canal Futura, educadora analisa propostas do Ministério da Educação e defende a formação continuada de professores

6 textos que comprovam a importância de Paulo Freire na educação

Seleção de artigos e reportagens aborda o legado do mais famoso educador brasileiro e as recentes polêmicas sobre sua obra. Confira

Das primeiras letras aos multiletramentos

Especial relembra tendências e práticas do ensino-aprendizado da língua escrita

E-book de alfabetização

A divertida história do sumiço de uma vaquinha é a narrativa desse livro digital interativo voltado para crianças em fase de alfabetização

Luta de palavras para proteger o planeta

Escrever palavras de forma correta é o grande desafio deste jogo, voltado a crianças em fase de alfabetização

Especial: Aprendizado inicial da escrita

Conheça a proposta de Magda Soares que articula as hipóteses da psicogênese à consciência fonológica

Um jogo de fotografar palavras

Passear pelo universo, completar e fotografar palavras que compõem essa imensidão é o objetivo deste jogo de alfabetização

Nas Tramas do Texto: caminhos para a reescrita

O curso aprofunda questões teóricas e práticas relativas ao ensino-aprendizagem da produção de textos

Leitura Vai, Escrita Vem: práticas em sala de aula

O curso oferece reflexões teóricas e sugestões práticas para educadores(as) que queiram aprimorar dinâmicas de leitura e escrita

Sistema de Escrita Alfabética: entendendo as regras do jogo

O curso aborda a aprendizagem inicial da escrita e oferece ferramentas para construir uma didática de alfabetização

Formação continuada e educação no Semiárido

Raimunda Melo aborda caminhos da educação no campo nessa região

Textos da Tradição Oral na Apropriação da Escrita

Voltado a coordenadores(as) pedagógicos(as), o curso explora a oralidade e a escrita de textos da cultura infantil na alfabetização

Entre Livros e Leitores: o espaço da mediação

A proposta é refletir sobre a formação de leitores na escola e as estratégias do(a) professor(a) para a formação de leitores(as)

Consciência Fonológica: entre o som e o sentido

O curso, voltado para pedagogos(as), tem como objetivo reconhecer a importância da consciência fonológica na construção da base alfabética