Temáticas
Procure por

Magda Soares: uma educadora comprometida com a alfabetização de todas e todos

Entenda a importância que a professora Magda Soares (1932-2023) teve na alfabetização e no letramento, e seu combate às desigualdades

Desafios da alfabetização no pós-pandemia

Neste artigo, a professora Cláudia Vóvio (Unifesp) reflete sobre o que é necessário garantir para que as(os) professoras(es) possam ensinar leitura e escrita a todas as crianças

As novas linguagens e a educação: entrevista com Lucia Santaella

Como as tecnologias digitais estão afetando as formas de conhecimento e as relações humanas, entre elas a educação? Confira entrevista concedida pela especialista em semiótica Lucia Santaella em 2014.

Oficina: Fotografia e publicidade

Como “ler” as fotos publicitárias e desenvolver senso crítico quanto às questões éticas e estéticas sobre imagens em propaganda?

Na Ponta do Lápis: especial sobre educação étnico-racial

Em sua 39a edição, revista do Programa Escrevendo o Futuro traz entrevista com o escritor Jeferson Tenório, artigo da educadora Bel Santos Mayer e poema de Nei Lopes

Material de apoio à recomposição das aprendizagens

Material gratuito e aberto deve ter um total de 132 fichas de recomposição de Matemática e Português abrangendo todo o ensino fundamental

Desafios e boas práticas da alfabetização no pós-pandemia

Por Stephanie Kim Abe Desde o começo do ano, o espaço de prosa virtual do Programa Escrevendo o Futuro chamado Pergunte à Olímpia, aberto para que educadoras e educadores… Leia mais >

PNLD 2021: Obras literárias – Ensino Médio

Investidores Editora Todavia Objetivo Produzir material didático para estudantes e manual para professoras(es) que atuam no ensino médio para a disciplina de Língua Portuguesa. Abrangência Nacional Público Estudantes e… Leia mais >

Estudar pra Valer! Leitura e Produção de Textos nas Séries ou Ciclos Iniciais do Ensino Fundamental

Investidores Fundação Volkswagen Fundação Estudar Instituto HSBC Solidariedade Parceiros Secretarias Municipais de Educação dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Objetivo Melhorar a qualidade… Leia mais >

Concurso Cultural Infantil Magazine Luiza

Investidor Magazine Luiza Objetivo Prestar assessoria educacional e elaborar material de apoio para o desenvolvimento do Concurso Cultural Infantil, promovido pelo Magazine Luíza em escolas públicas localizadas em municípios… Leia mais >

Ensino que vale

Investidor Fundação Vale do Rio Doce Parceria Fundação Pitágoras Objetivo Capacitar educadoras(es) do ensino fundamental para uma gestão integrada da aprendizagem e preparar gestoras(es), técnicas(os) escolares e docentes para… Leia mais >

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

Oficina: Passeios letrados

Perceber a escrita presente ao redor e sua função no dia a dia é uma etapa fundamental na alfabetização e no letramento das crianças.

Livros audiovisuais acessíveis para ler com as crianças

O Leia para uma Criança, em parceria com a Mais Diferenças, disponibiliza gratuitamente 20 livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade

APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal

Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação

Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >

Aceleração de Aprendizagem 1ª a 4ª séries

Investidores Banco Mundial e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes com defasagem idade-série nos anos iniciais do ensino… Leia mais >

Estratégias de leitura na alfabetização

Como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização? E como apoiar esse processo?

1 2 12