Curta direitos humanos em casa

-

Curta direitos humanos em casa

Conheça o streaming Spcine Play, que traz filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo – entre elas, a Mostra Entretodos

Por Stephanie Kim Abe

Com a pandemia se agravando pelo país, o melhor é seguir as recomendações sanitárias e ficar em casa, sempre que possível. E nada melhor do que fazer uma sessão pipoca pra relaxar no sofá no fim de semana.

Na plataforma de streaming Spcine Play, é possível encontrar um rico catálogo de filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo – são mais de 300 produções audiovisuais! 

Entre elas, estão alguns dos principais curtas metragem participantes do Festival Entretodos, dedicado às produções retratam diferentes questões relacionadas aos direitos humanos. O festival acontece todos os anos ocupando pontos de cultura, educação e do sistema prisional da capital paulista. Em 2020, o festival ocorreu apenas on-line.

Conheça práticas de educação em direitos humanos nas escolas

Menino Pipa
Imagem: reprodução

Uma das produções selecionadas é Menino Pipa, uma ficção de oito minutos que conta a história de um grupo de jovens ativistas da Brasilândia, bairro da Zona Leste de São Paulo, que protestam contra o genocídio da juventude negra e periférica por meio de intervenções artísticas nos muros do território. 

Imagem: reprodução

No documentário Quilombo Mata Cavalo, de 17 minutos, vemos a história de resistência dos quilombolas para preservar suas tradições e regularizar a posse de suas terras, herdadas dos ancestrais. A produção, dirigida por Jurandir Amaral, ganhou em primeiro lugar o Prêmio Juventude, junto com A Escola do Bairro (não disponível na plataforma).

Outro documentário, A Sússia, resgata tradicionais danças e canções de moradores da comunidade quilombola Lagoa da Pedra, em Arraias (TO). Já a produção Vigília, de seis minutos, traz um olhar para os movimentos feministas pela descriminalização e legalização do aborto na Argentina.

Acesse aqui os filmes do Festival ENTRETODOS 2020 no Spcine Play

Aos amantes da sétima arte e das produções independentes, vale fuçar ainda mais na plataforma Spcine Play, para encontrar filmes raros de grandes cineastas brasileiros, como Hector Babenco, Tata Amaral e Zé do Caixão. O acesso ao catálogo segue gratuito até o dia 31 de março, como parte das ações da Spcine para incentivar o isolamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19.


Veja também