Sociedade civil, em defesa da democracia

-

Sociedade civil, em defesa da democracia

Plataforma lançada pelo Pacto pela Democracia traz mais de 300 organizações e iniciativas a favor das instituições e processos democráticos no País

Por João Marinho

Em tempos em que parlamentares defendem a volta de instrumentos como o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que, baixado em 1968, representou o momento mais duro, arbitrário e cruel da ditadura militar, torna-se relevante fortalecer iniciativas em defesa da democracia em todo o País.

Nesse sentido, o Mapa Democracia, Sim!, plataforma lançada pelo Pacto pela Democracia, é uma forma de atestar que a defesa das instituições e do aprimoramento dos processos democráticos continua presente na sociedade civil brasileira. Aliás, é exatamente esta a razão a que a plataforma remete em sua apresentação:

Queremos mostrar que, apesar do ambiente de degradação política no País, a sociedade civil brasileira segue cada vez mais ativa, organizada e vibrante na defesa e no revigoramento da democracia e de suas múltiplas agendas.”

Mapa Democracia, Sim!

Garantia de direitos

Até o momento, o Mapa organizou mais de 300 iniciativas e organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam em defesa do campo democrático no Brasil.

Em Iniciativas, entram cursos, jogos, debates, artigos, rodas de conversa e até mesmo robôs virtuais capazes de analisar o andamento de ações no Poder Judiciário, entre outras ferramentas. Já o segmento Organizações traz institutos, fundações e outras entidades que, em diferentes agendas, contribuem para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito.

Os temas são variados: há iniciativas e organizações que, por exemplo, atuam nas áreas de direitos das mulheres, gênero, raça e etnia, direitos humanos, reforma política, luta contra a corrupção, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e combate à violência contra minorias e populações vulneráveis.

Para facilitar a busca, o conteúdo foi organizado em quatro macrocategorias – Cultura democrática; Defesa da liberdade e instituições democráticas; Inovação política e revigoramento democrático; e Comunicação e esfera pública –, por sua vez, subdivididas em categorias menores.

As categorias funcionam como filtros de busca, e os resultados retornados podem trazer apenas iniciativas, organizações ou ambas, à escolha do usuário. Além disso, é possível realizar buscas por palavras-chave.

CENPEC Educação no Mapa Democracia, Sim
Clique para ampliar. Fonte: Mapa Democracia, Sim!

A área de educação também está representada, e o CENPEC Educação consta com duas entradas: a da própria organização (imagem ao lado); e a do curso Educação e Proteção social: articular para garantir direitos.

No botão “Saiba mais” de cada entrada, o usuário é levado ao site da organização ou iniciativa – e também pode optar por compartilhar a entrada nas redes sociais.

Conheça o Mapa Democracia, Sim!

Saiba mais