Brasileiros querem mais proteção às crianças, mas há tendência a não confiar nas instituições e têm baixos níveis de conscientização quando comparados a outros países da América Latina
“Precisamos de todo o mundo para acabar com a violência contra crianças”. O tema da campanha de 2017 da Visão Mundial Internacional embasou a produção de uma série de pesquisas e consultas que demonstraram que a violência contra crianças é a ameaça mais significativa ao futuro das juventudes.
Nesse sentido, a Visão Mundial América Latina e Caribe encomendou à Ipsos a realização de uma pesquisa regional sobre percepções públicas da violência contra crianças e adolescentes e a eficácia dos sistemas de proteção dos países, visando a obter um comparativo com uma pesquisa similar realizada em 2014.
O Brasil e a percepção da violência
A partir de respostas individuais a questionários aplicados on-line e com um período que incluiu pesquisa de campo, a “Pesquisa da Visão Mundial de Proteção à Criança 2017” produziu estatísticas agregadas para desenvolver uma compreensão de como as populações de diferentes países veem a violência contra crianças, com os seguintes objetivos:
Avaliar a opinião pública, percepção, preocupação e compreensão da violência contra crianças;
Medir a consciência e as atitudes das pessoas sobre o problema e sua percepção das responsabilidades do governo e das demais partes interessadas para acabar com a violência;
Identificar as principais fontes de informação sobre crianças afetadas pela violência;
Compreender a percepção do público das causas e soluções atuais da violência contra crianças.
Entre os resultados válidos para a população brasileira, divulgados no relatório Violência contra crianças e adolescentes: percepções públicas no Brasil, a Ipsos identificou que o País detém um dos maiores índices de risco de violência contra crianças e adolescentes da América Latina e Caribe (29%, entre alto e médio) e acredita que a violência contra crianças e adolescentes tem aumentado, com impactos nas relações sociais, na saúde e educação. Veja o mapa.
Fonte: Violência contra crianças e adolescentes: percepções públicas no Brasil . Clique para ampliar.
Alguns mitos compartilhados pela população brasileira é de que a casa é um dos lugares mais seguros para crianças e adolescentes – quando, em 2015, o País registrou mais de 42 mil denúncias de violência ocorridas no espaço doméstico – e que o alcoolismo e o consumo de drogas são a principal causa de violência contra crianças e adolescentes.
As causas da violência têm várias manifestações, por exemplo, de acordo com o UNICEF, uma em cada duas crianças menores de 15 anos estão sujeitas a castigos corporais em casa; uma em cada quatro meninas se casam antes de completarem 18 anos; isso mostra quanto as atitudes culturais e as práticas trazem violência contra crianças e adolescentes.”
Violência contra crianças e adolescentes: percepções públicas no Brasil, p. 13
Fontes de informação
Outros dados relevantes demonstram que a maioria dos brasileiros quer ver mais ações de proteção às crianças – embora, paradoxalmente, tenha caído a confiança nas instituições em realizar essa tarefa – e acredita que aumentar a consciência da violência contra crianças e adolescentes na mídia ajuda a prevenir a violência contra elas no futuro.
No entanto, os brasileiros também tendem menos a ter ouvido sobre a violência contra crianças por meio de fontes de informação variadas. “Isso sugere que a conscientização pública sobre a violência é menor do que em outras partes da América Latina. Esse deve ter sido um fator que contribuiu para os níveis mais baixos de conscientização sobre a violência e seus impactos”, diz o relatório. Confira o gráfico.
Onde os brasileiros ouviram sobre violência contra crianças. Fonte: Violência contra crianças e adolescentes: percepções públicas no Brasil . Clique para ampliar.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duração
Descrição
_ga
1 year 1 month 4 days
The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_*
1 year 1 month 4 days
Google Analytics sets this cookie to store and count page views.
_gat_gtag_UA_*
1 minute
Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID.
_gid
1 day
Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
ai_session
30 minutes
This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform.
ai_user
1 year
A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time.
CONSENT
2 years
YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duração
Descrição
_fbp
3 months
This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
test_cookie
15 minutes
The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE
5 months 27 days
A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSC
session
YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devices
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-id
never
YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt.innertube::nextId
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.
yt.innertube::requests
never
This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen.