Os pontos básicos de língua portuguesa

-

Os pontos básicos de língua portuguesa

Maria Alice Junqueira (CENPEC Educação) fala das novidades da Base para o ensino-aprendizagem de português

Em vídeo para o Movimento pela Base Nacional Comum realizado em fevereiro de 2018, Maria Alice Junqueira, especialista em alfabetização e letramento do CENPEC Educação, fala sobre os pontos fundamentais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o componente língua portuguesa.

A educadora ressalta que a BNCC dialoga com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documentos bastante conhecidos dos professores e gestores das redes de educação. Dirigindo-se especialmente aos professores de língua portuguesa, a especialista afirma que a Base trata de conceitos conhecidos e trabalhados em sala de aula desde os anos 1990, como as práticas sociais de leitura e escrita, os gêneros discursivos e a esfera de circulação dos textos.

Segundo Maria Alice, a novidade é a presença das tecnologias digitais e seu impacto no ensino-aprendizagem da língua. “A escola precisa se abrir para novos gêneros textuais (…), como os textos multimodais”, afirma a especialista. Assista.

Mais sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular define os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os alunos têm o direito de aprender, da educação infantil até o Ensino Médio. A versão final, promulgada em dezembro de 2017, é resultante de amplo debate, estabelecido ao longo de quatro anos, com vários setores da sociedade envolvidos na educação. Acesse o site oficial da BNCC.

Sobre o Movimento pela Base Nacional Comum
Trata-se de um grupo plural e suprapartidário, formado por 65 pessoas físicas e 11 instituições que trabalham na educação brasileira. Com base na convicção de que todos os alunos devem ter a mesma oportunidade de aprender, o Movimento atua no sentido de garantir a qualidade da Base Nacional Comum Curricular. Acesse aqui o site.