Matemática e ciências da natureza no segundo dia do Enem

-

Matemática e ciências da natureza no segundo dia do Enem

Dicas e materiais selecionados a fim de colaborar para o bom desempenho dos estudantes no segundo dia do Exame

No próximo domingo (10), acontece a segunda rodada de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Dessa vez, os candidatos devem responder 90 questões objetivas: 45 de ciências da natureza e 45 de matemática.

No primeiro dia (3), a prova foi composta por 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas, além de uma redação argumentativo-discursiva que teve como tema a democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998, o Enem avalia o desempenho escolar ao final do Ensino Médio, última etapa da educação básica, e fornece dados para estudos e indicadores educacionais.

Além disso, por meio do Sistema de Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e de convênios com instituições portuguesas, o Enem colabora para o acesso dos estudantes à educação superior.

A base do Enem é apresentada em sua Matriz de referência, organizada em eixos cognitivos, comuns a todas as áreas do conhecimento, e as competências por área. A seguir, o Portal CENPEC Educação traz uma seleção de dicas e materiais com o objetivo de colaborar para o bom desempenho dos estudantes no Exame para este domingo.

Acesse também a página do Inep para informações sobre cronograma, inscrição, aplicação da prova, gabaritos e resultados


O que fazer e levar para o Enem 2019?

Assista às dicas no vídeo do canal Brasil Escola:

canal também oferece orientações de matemática, história, biologia e outros temas relacionados ao Enem.


Resolução de questões matemáticas no Enem

O artigo das pesquisadoras Aline Gomes Ribeiro (Facig) e Andréia Almeida Mendes (UFMG) dá foco à avaliação de 2015 relativa ao campo da matemática. O objetivo é identificar e analisar as principais dificuldades e possíveis erros dos estudantes no Exame. As autoras também apresentam diferentes formas de resolução de alguns problemas.

Leia o artigo


Ciências da natureza

Professores especialistas na área comentam as principais mudanças no Enem ao longo dos anos e orientam o quê e como estudar física, química e biologia para o Exame.

Como estudar Ciências da Natureza para o Enem 2019 – Brasil Escola

Mudanças no perfil do Enem?

O anúncio do governo sobre a criação de uma comissão para avaliar as questões do Enem gerou incertezas sobre sobre uma possível mudança no perfil da prova.

Segundo Alexandre Lopes, atual presidente do Inep, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o objetivo da comissão criada por Bolsonaro foi tornar a prova o mais “neutra” possível, eliminando temas que possam gerar polêmicas em qualquer campo ideológico. Os resultados da comissão, no entanto, não foram divulgados.


Veja também

Em programa da TV Brasil, professores comentam provas do Enem

Educação matemática nos Cadernos CENPEC

Saberes matemáticos e permanência na EJA

Ciência se faz na escola