-
Cinco dicas para a escola trabalhar a Lei 10.639/03
A equipe do CENPEC Educação separou cinco maneirs de ensinar a cultura afro brasileira em sala de aula.
- José Alves
Você conhece a lei nº 10.639/03? Desde 1996 a lei estabelece o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira de forma obrigatória nas escolas públicas e privadas do país. No entanto, a medida enfrenta dificuldades de ser efetivamente aplicada até hoje.
Pensando na efetiva aplicação das diretrizes que a lei traz em seu escopo, o CENPEC Educação separou cinco dicas para incluir a cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Sugerimos desde material didático e oficinas até filmes, brincadeiras e livros para serem trabalhados no universo escolar.
Os contos e as lendas podem despertar um rico debate sobre as questões raciais. A oficina O filho do vento, uma lenda africana para crianças é um conto da tradição oral africana e além disso, trata da influência da cultura africana na sociedade brasileira. Trabalha uma série de conhecimentos de forma interdisciplinar, como por exemplo, as noções de ciências ao demonstrar que os navios utilizavam a força do vento para se deslocarem da África para o Brasil.
Por se tratar de contação de história, a oficina apresenta conteúdos do gênero textual e da língua portuguesa e descobertas de novas palavras.O filho do vento traz orientação para o professor.
Livros sobre o tema:
“Os cabelos de Sara” de Gisele Gama Andrade
O livro, através da história da personagem Sara, discute o respeito à diversidade. É uma oportunidade de professores e estudantes das séries iniciais debaterem o tema em sala de aula. Saiba mais sobre a obra.
“A herança africana no Brasil” de Daniel Esteves
Em formato de história em quadrinhos, a obra explica que a presença africana enriquece a sociedade brasileira há séculos. Saiba mais sobre a HQ.
A cultura brasileira é constituída pela pluralidade de culturas africana, indígena, européia e asiática. Incentivar atividades com o maracatu e a capoeira, é uma forma lúdica de introduzir influências de matriz africana presentes em manifestações populares brasileiras. Além do desenvolvimento corporal da criança, a atividade instiga a curiosidade sobre danças e músicas africanas.
A capoeira é ao mesmo tempo luta e arte. Você sabia que durante muito tempo a capoeira foi proibida no Brasil e considerada perigosa? Guiados pelos mestre de capoeira Alcides de Lima Tserewaptu, o Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (Ceaca) estabelece diálogos entre a capoeira – e outras manifestações da cultura de tradição oral – com a educação escolar.
Oficinas sugeridas:
Máscaras africanas
O conteúdo traz o surgimento da arte africana e como esta cultura oferece elementos relacionados a todas as áreas do conhecimento que são trabalhados nas séries do Ensino Fundamental e Médio. O conteúdo é gratuito e está disponível aqui.
Arte afro-brasileira
A oficina promove uma reflexão sobre a influência africana na cultura brasileira. O plano de aula está disponível online e na íntegra aqui.
O brincar leva crianças a assimilar conceitos e conteúdos ainda na tenra idade. Levar brincadeiras africanas para a educação infantil é um modo de introduzir o tema da pluralidade e da diferença cultural desde cedo.
A portal Geledés disponibiliza um plano de aula completo com brincadeiras africanas para fazer com as crianças, tais como o conhecido Escravos de Jó, incentivador do trabalho em equipe e da dinâmica motora. O CENPEC Educação também disponibiliza em seu site uma oficina sobre Brincadeiras indígenas do Xingu, feita em parceria com a plataforma.
Conheça mais brincadeiras:
Acompanhe meus pés
Originária do Zaire, a brincadeira trabalha a memória das crianças. Para brincar, elas devem formar um círculo enquanto o líder canta e bate palma. Após um determinado tempo, ele para na frente de uma criança e faz um tipo de dança. Se ela conseguir imitar os passos será o próximo líder. Se não, este escolherá outra pessoa e novamente faz a dança, até que o novo líder seja definido.
Pegue a cauda
A brincadeira de origem nigeriana é muito simples. A turma é dividida em duas equipes, que formarão filas, com os coleguinhas se segurando pelos ombros ou pela cintura. A última pessoa da fila vai colocar um lenço em seu bolso ou cinto, e o objetivo é que a primeira conduza os demais para tentar agarrar o lenço. Vence a equipe que conseguir agarrá-lo primeiro.
A linguagem audiovisual insere crianças e jovens em universos e representatividades plurais e, pela empatia que provoca, traz envolvimento com diversos temas e conhecimentos. O desenho Kiriku e a Feiticeira dirigido pelo francês Michel Ocelôt explora positivamente um legado de valores da cultura e da arte africanas, além de apresentar a importante relação com a natureza para estes povos.
Segundo Heloisa Pires Lima, uma das autoras do A Cor da Cultura – Saberes e Fazeres – Modos de Brincar, o filme possibilita o debate sobre a história do continente africano e seus diferentes países. O educador tem a possibilidade de incentivar os alunos a aprender sobre os afrodescendentes em um espectro além da história da escravidão.
Filmes brasileiros que abordam etnia:
“Cultura Negra: Resistência e Identidade” (2009, Ricardo Malta)
O documentário foi produzido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), organizações sociais que combatem a intolerância religiosa e buscam por maior visibilidade da cultura negra. O filme está disponível gratuitamente no Youtube.
“Vista a minha pele” (2004, Joel Zito Araújo e Dandara)
O vídeo ficcional-educativo faz uma paródia sobre como o racismo e o preconceito ainda são encontrados nas salas de aula do Brasil. Invertendo a ordem da história, o vídeo utiliza a ironia para trabalhar o assunto de forma educativa. O vídeo está disponível gratuitamente no Youtube.
Além de apresentar aos jovens os lados positivos da herança afro-brasileira e da cultura africana, as problemáticas envolvendo raça também podem ser introduzidas através de interações em sala de aula. Você encontra aqui dinâmicas gratuitas que promoverão debate sobre a origem e a reprodução do racismo.
A atividade Ações afirmativas para quê? , por exemplo, apresenta o porquê de valorizar políticas públicas que corrijam desigualdades históricas presentes na sociedade brasileiras.
Dinâmicas sugeridas:
Cor e Preconceito no Brasil
A dinâmica incentiva a tematização do preconceito contra o negro no Brasil através da reflexão da análise dos autorretratos feitos durante a atividade O passo a passo está disponível aqui.
Mulheres negras no cenário nacional
Através de uma pesquisa sobre mulheres negras de destaque na vida do país, a dinâmica promove um debate sobre a situação da mulher afrodescendente brasileira do início ao tempos atuais da história brasileira. O material está disponível online e na íntegra aqui.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_GRECAPTCHA | 5 months 27 days | This cookie is set by the Google recaptcha service to identify bots to protect the website against malicious spam attacks. |
ARRAffinity | session | ARRAffinity cookie is set by Azure app service, and allows the service to choose the right instance established by a user to deliver subsequent requests made by that user. |
ARRAffinitySameSite | session | This cookie is set by Windows Azure cloud, and is used for load balancing to make sure the visitor page requests are routed to the same server in any browsing session. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-others | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Others". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
CookieLawInfoConsent | 1 year | Records the default button state of the corresponding category & the status of CCPA. It works only in coordination with the primary cookie. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_ga | 1 year 1 month 4 days | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_ga_* | 1 year 1 month 4 days | Google Analytics sets this cookie to store and count page views. |
_gat_gtag_UA_* | 1 minute | Google Analytics sets this cookie to store a unique user ID. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
ai_session | 30 minutes | This is a unique anonymous session identifier cookie set by Microsoft Application Insights software to gather statistical usage and telemetry data for apps built on the Azure cloud platform. |
ai_user | 1 year | A unique user identifier cookie, set by Microsoft Application Insights software, that enables counting of the number of users accessing the application over time. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
yt-remote-connected-devices | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt-remote-device-id | never | YouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video. |
yt.innertube::nextId | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
yt.innertube::requests | never | This cookie, set by YouTube, registers a unique ID to store data on what videos from YouTube the user has seen. |
Cookie | Duration | Description |
---|---|---|
__cflb | 23 hours | This cookie is used by Cloudflare for load balancing.nn |
WFESessionId | session | No description available. |