29 leituras de um encontro: arte, cultura e educação

-

29 leituras de um encontro: arte, cultura e educação

Ensaios abordam a arte como processo de criação que "possibilita ao artista – e aos educadores – ordenar e configurar a realidade"

Distribuído gratuitamente como e-book, Diálogos entre arte, cultura e educação foi lançado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e é organizado pela professora Elni Willms, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); Marcos Baccari, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Rogério de Almeida, da USP.

Esperamos que a leitura deste livro suscite novos diálogos e criações, como uma expressão inexata, um desvio inusitado, um pensamento gaguejante que tanto se volta quanto surpreende a si mesmo. Não sabemos o que essa expressão quer dizer antes ou fora do momento em que ela propriamente se expressa. Mas essa expressão desliza por uma trama que, enlaçando arte, cultura e educação, compõe a obra que chamamos de vida.”

Diálogos entre arte, cultura e educação, p. 15

Ao todo, o livro traz 29 textos de 37 pesquisadores, que, em duplas, trios ou individualmente, abordam a arte como processo de criação que “possibilita ao artista – e aos educadores – ordenar e configurar a realidade” (p. 13).

Diálogos entre arte, cultura e educação traz, ainda, o ensaio “Numa canoa de barro: travessias poéticas do rio ao mar”, a partir da p. 274, escrito por Tamara Castro, analista de informação do CENPEC Educação.

O ensaio investiga a escritura como processo de criação e como processo formativo, a partir da produção de teóricos e escritores de diferentes matizes, como Bachelard, Ferreira-Santos, Paes Loureiro, Willms, Rubira, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Neide Arcanjo.