Acessibilifolia 2022: festas populares para todo mundo

-

Acessibilifolia 2022: festas populares para todo mundo

Conheça o programa que disponibiliza documentários sobre folias de rua com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e saiba onde assistir

Maracastelo é mais que um grupo de maracatu de paraibano. É um ponto de cultura que busca promover a valorização de identidades e da construção coletiva, com base nas culturas populares e na educação patrimonial. Essa trajetória toda, que começou em 2011, é narrada no documentário “Maracastelo chegou”. E o melhor ainda é: a produção é disponibilizada com legendagem para surdos e ensurdecidos, interpretação em Libras e audiodescrição. Ou seja, é acessível a todos e todas. 

O documentário marca a estreia do Acessibilifolia, um projeto do programa Arte de Toda Gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música. O portal, que será lançado hoje (4/2), às 18h, tem como objetivo fomentar a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência nas festas populares que compõem o patrimônio cultural e imaterial do Brasil – como blocos de carnaval, grupos de frevo, boi e maracatu, entre outras.

Nessa ação, o programa selecionou material produzido por diferentes grupos brasileiros que realizam festas e manifestações da cultura popular por todo o território nacional, com o intuito de compartilhar esse conteúdo artístico por meio de vídeos acessíveis para pessoas com deficiência.

Confira a live Acessibilifolia no Festival Arte de Toda Gente:

O músico André Ramos, que faz parte da comissão de organização e da curadoria do Acessibilifolia, comenta a importância do trabalho de acessibilização desse material audiovisual: 

Tornar a comunicação dos grupos artísticos acessível para pessoas com deficiência é abrir um canal de diálogo que pode preparar o terreno para uma futura volta às atividades nas ruas mais inclusiva e democrática.”

André Ramos

Nessa estreia, além do Maracastelo, também são divulgados hoje o documentário da Banda de Pífanos Pife da Inclusão, de Caruaru (PE), e da Oficina dos Artesão das Quadrilhas de Faro, grupo de brincantes, ex-brincantes e admiradores do Festival de Quadrilhas Folclóricas da cidade de Faro (PA). 

Os vídeos serão divulgados semanalmente no canal do YouTube do programa Arte de Toda Gente


Veja também