Temáticas
Procure por

Leitura e Escrita: Letra Viva

Investidores Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A. Parceiro Editora Formato Objetivo Aprimorar a alfabetização na escola pública e… Leia mais >

Ecoa Formação: o que esperar do programa em 2022

Política educacional, pesquisa aplicada e olhar para o acompanhamento e avaliação das trajetórias escolares são algumas das novidades deste ano

Raízes e Asas

Investidores Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Parcerias Ministério da Educação (MEC), Fundação SOS Amazônia, Ação Comunitária Todos Irmãos, Secretarias Estaduais e Municipais… Leia mais >

Série Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?

Com a implantação dessa política pública a todo vapor, lançamos série para trazer diferentes perspectivas e analisar possibilidades e perigos do novo modelo

Contação de história para trabalhar oralidade e combater preconceito linguístico

Plano de aula para ensino fundamental II do Escrevendo o Futuro propõe desenvolver a espontaneidade da oralidade

Multilinguismo no Brasil e as línguas indígenas

O Brasil é o 8º país em número de idiomas falados, com 210 línguas. Saiba mais sobre o multilinguismo e as línguas indígenas na educação.

Desenhando histórias

Que tal articular práticas de “corpo e consciência” e de contação de histórias com base em ilustrações? Confira na oficina!

Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil

Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental

Itaoca (SP): gestão e docência de mãos dadas para a alfabetização

Como este município no Vale do Ribeira tem se organizado para garantir o avanço das(os) estudantes em alfabetização? Saiba na reportagem

#CenpecTiradeLetra: Como recompor as aprendizagens?

Hoje a especialista Maria Alice Junqueira traz reflexões e respostas para as primeiras perguntas enviadas por educadoras(es) sobre alfabetização na pandemia

Recuperar as aprendizagens é urgente!

É preciso organizar o apoio pedagógico às(aos) estudantes e pensar quais formas de aceleração da aprendizagem se aplicam melhor a cada rede de ensino

Como implementar os currículos alinhados à BNCC

Princípios, tempos e espaços de ensino e aprendizagem, materiais pedagógicos e priorização curricular são abordados no guia do Movimento pela Base

Jogo Conquista da Palavra

Escrever palavras de forma correta para proteger o planeta é o grande desafio deste jogo, voltado a crianças em fase de alfabetização

Experiências didáticas para combater o fracasso escolar

O material articula os ODSs às habilidades da BNCC e busca engajar estudantes na aprendizagem por meio de atividades interdisciplinares e inclusivas

Africanidades no currículo

O que é necessário considerar em currículos para o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana? Conheça as reflexões de três especialistas em educação antirracista e cultura afro.

Edital recebe propostas pedagógicas sobre questão de gênero até 6/12

Propostas para a educação infantil e a EJA são o foco da 2ª edição do Edital Igualdade de Gênero na Educação; saiba como participar

Apoio Pedagógico Complementar: jogos no ensino da matemática

Como o uso adequado de jogos pode ser o ponto de partida para a personalização do aprendizado?

APC: priorização curricular para alfabetização

Educadoras(es) da Paraíba montaram plano de ensino de Língua Portuguesa, definindo as habilidades essenciais da BNCC