Temáticas
Procure por

17ª Flip: Euclides da Cunha, Conceição Evaristo e escrita de qualidade

17ª Flip acontece de 10 a 14 de julho e homenageia autor de Os sertões. Rede LEQT, integrada pelo CENPEC Educação, e Conceição Evarito, homenageada da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, estarão presentes

Poesia na escola

Novo Especial por Gênero da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro traz materiais multimídia, oficinas, entrevista e muitas dicas para turbinar a leitura e a escrita de poemas em sala de aula

Especial sobre crônica está no ar

Especial sobre crônica traz rico conteúdo preparado pela equipe técnica da Olimpíada de Língua Portuguesa e do programa Escrevendo o Futuro

Investigando as estratégias publicitárias

Que tal desenvolver a leitura crítica dos estudantes e produzir sátiras sobre anúncios publicitários? Conheça a oficina e experimente a proposta

“Memórias Literárias”, agora com Especiais por Gênero

A equipe pedagógica da Olimpíada de Língua Portuguesa lançou os Especiais por Gênero, páginas específicas sobre as cinco categorias ou gêneros literários trabalhados na premiação

Olimpíada de Língua Portuguesa: inscrições superam edição anterior

Participação nas cinco categorias atingiu mais de 170 mil inscritos, de quase 5 mil municípios participantes

A escrita através de vivências cotidianas

Entrevista aborda biografia, obra e conceito de escrevivência de Conceição Evaristo e traz o conto Olhos d’água (2014) para leitura

Último fim de semana para se inscrever na Olimpíada de Língua Portuguesa

Inscrições para a 6ª edição do concurso se encerram em definitivo nesta segunda-feira, 13/05, às 23h59. Participe

Inscrições prorrogadas para a Olimpíada de Língua Portuguesa

Inicialmente agendadas para se encerrarem nesta terça-feira (30), inscrições podem ser feitas até 13/05. No dia 03/05, haverá um webinário

Desafios do ensino de Português

Antonio Batista (UFMG) aborda as perspectivas curriculares nesse campo

O Hip Hop na educação

Saiba mais sobre a história do movimento e confira entrevista com o arte-educador e rapper P.MC sobre como relaciona o rap ao letramento de crianças

Raízes e Asas v. 8: Avaliação

Por que, para que e como avaliar em uma aprendizagem significativa e democrática?

Raízes e Asas v. 7: A sala de aula

Que estratégias adotar para tornar este um espaço de aprendizagem democrática?

Raízes e Asas v. 5: Ensinar e aprender

A linguagem e seu papel na construção do conhecimento é o foco deste caderno

Raízes e Asas v. 4: Projeto de escola

Como elaborar projetos escolares afinados à cultura e às demandas locais?

Raízes e Asas v. 3: Trabalho coletivo

Educação de qualidade e participativa se constrói por muitas mãos

Raízes e Asas v. 2: Gestão democrática

Este segundo caderno apresenta experiências de gestão democrática na escola