Temáticas
Procure por

Série Novo Ensino Médio: adaptações segundo quem leciona

Docentes de MG, RJ e RN contam como está acontecendo a implementação dessa política em suas escolas e os impactos em seu trabalho

Por que precisamos de formação docente sobre inclusão?

Estudo aponta que maioria das(os) docentes entende benefícios da educação inclusiva a todas(os) estudantes, mas 40% das(os) educadoras(es) não têm formação específica

População prefere docentes a militares em escolas

Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que investimento do governo federal em escolas cívico-militares não atende às reais demandas da população quanto à educação

Recomposição das aprendizagens no Brasil e no mundo

Que lições podemos tirar das estratégias pedagógicas em contexto de crise aplicadas aqui e em outros países?

APC: Laboratório de Práticas na superação dos desafios educacionais

Iniciativa estimula a troca de experiências e desperta o olhar de gestoras(es) e técnicas(os) do Conisul Alagoas para acompanhamento e aceleração das aprendizagens

Não à educação domiciliar: escola é direito de toda criança e adolescente

Pesquisa coordenada pelo Cenpec e Ação Educativa revela que 8 em cada 10 pessoas é contra o homeschooling; saiba mais

Educação Já 2022: uma agenda para o Brasil

Documento traz recomendações de políticas públicas para orientar próximos governos a elaborarem seus planos educacionais; saiba mais

A escola no pós-pandemia: retorno ou reinício?

Os autores Aldeir Rocha e Maria de Salete Silva falam sobre a importância da intencionalidade pedagógica e dos aspectos cognitivos no cotidiano escolar

Série Novo Ensino Médio: estudantes relatam as suas experiências

Três estudantes de SP, MT e MA partilham percepções críticas e expectativas sobre as mudanças no ensino médio

APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal

Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação

Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >

Programa de Educação Continuada

Investidores Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Parceria Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) Objetivo Oferecer a educadoras(es) e técnicas(os) subsídios teóricos e práticos… Leia mais >

Educação pelo Esporte

Investidor Instituto Ayrton Senna (IAS) Parceiros Universidade de São Paulo, Universidade de Pernambuco, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de… Leia mais >

Melhoria da Educação no Município

Investidores Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Parceiros União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Casa Pequeno Davi – PB, Instituto Regional… Leia mais >

Programa Gerir – Formação de Lideranças Escolares

Investidores Fundação Clemente Mariano Parceria Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Secretaria Municipal de Educação de Catu (BA) Objetivo Capacitar gestoras(es) escolares de Ensino Fundamental nos… Leia mais >

APC: Nunca foi tão importante planejar

A pandemia acentuou desigualdades na educação e reforçou o papel das escolas na construção da equidade – uma das abordagens principais na nova parceria Cenpec/Itaú Social em Alagoas

Série Novo Ensino Médio: O que é preciso entender?

Com a implantação dessa política pública a todo vapor, lançamos série para trazer diferentes perspectivas e analisar possibilidades e perigos do novo modelo

Multilinguismo no Brasil e as línguas indígenas

O Brasil é o 8º país em número de idiomas falados, com 210 línguas. Saiba mais sobre o multilinguismo e as línguas indígenas na educação.