Temáticas
Procure por

Avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia

Pesquisadora Adriana Bauer fala sobre a cultura avaliativa nas escolas brasileiras e sobre as potencialidades que o retorno às aulas presenciais traz para mudanças nas práticas pedagógicas

Comunidade Cenpec

Investidores Cenpec Objetivo Promover ações educacionais para a equidade em parceria com escolas, redes de ensino, comunidades, famílias e outras instituições.Levar os conhecimentos construídos pelo Cenpec para outros espaços… Leia mais >

Pequeno dicionário de termos polêmicos no debate político

Ideologia de gênero, feminismo, patriotismo são alguns dos termos abordados na publicação, que também é voltada para jovens; saiba como utilizá-lo em sala de aula

De que formação continuada precisamos?

Especialistas comentam ações de formação continuada realizadas durante a pandemia, as demandas atuais e os pontos a serem melhorados daqui pra frente

APC: construindo um planejamento pedagógico intermunicipal

Conisul Alagoas publica diretrizes para implementação do APC e municípios iniciam avaliação diagnóstica para complementar Plano de Ação

Amigos da Escola – Todos pela Educação

Assessorar na implementação do projeto Amigos da Escola oferecendo subsídios para ações de voluntariado em escolas públicas por meio da produção de materiais didáticos.

Assessoria ao Programa Virando o Jogo

Prestar assessoria pedagógica e capacitação aos educadores do Programa Virando o Jogo, vinculando-o à comunidade de Vila Albertina.

Aceleração de Aprendizagem 5ª a 8ª séries: Correção de fluxo

Investidores Secretaria de Educação do Estado do Paraná Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos com defasagem idade-série nos anos finais do ensino fundamental. Abrangência Estado do… Leia mais >

Aceleração de Aprendizagem 1ª a 4ª séries

Investidores Banco Mundial e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Objetivo Contribuir para a melhoria da aprendizagem de estudantes com defasagem idade-série nos anos iniciais do ensino… Leia mais >

Programa de Educação Continuada

Investidores Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) Parceria Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) Objetivo Oferecer a educadoras(es) e técnicas(os) subsídios teóricos e práticos… Leia mais >

Programa Ensino de Qualidade (PEQ)

Investidor Fundação Belgo Mineira Parceria Fundação Pitágoras e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) Objetivo Capacitar educadoras(es) para reformular e fortalecer projetos pedagógicos de escolas públicas de ensino… Leia mais >

Estratégias de leitura na alfabetização

Como as crianças aprendem as relações entre a fala e a escrita na alfabetização? E como apoiar esse processo?

Assessoria ao Projeto Crê-Ser

Investidor Ação Comunitária do Brasil – SP. Objetivo Capacitar os responsáveis pela gestão e pela área técnico-pedagógica do Projeto Crê-Ser tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento… Leia mais >

Capacitação dos Assistentes Técnico-pedagógicos dos núcleos regionais de tecnologia educacional

Investidores Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP). Objetivo Capacitar profissionais dos Núcleos Regionais de Tecnologia Educacional de São… Leia mais >

Oficinas de Matemática e de Leitura e Escrita

Investidores Cenpec Objetivo Oferecer a profissionais de educação do ensino público municipal de São Paulo uma formação continuada em Matemática e em Leitura e Escrita. Estimular por meio de… Leia mais >

Leitura e Escrita: Letra Viva

Investidores Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Itaú Leasing, DPZ Propaganda, Indústria de Papel Simão S.A. Parceiro Editora Formato Objetivo Aprimorar a alfabetização na escola pública e… Leia mais >

Ecoa Formação: o que esperar do programa em 2022

Política educacional, pesquisa aplicada e olhar para o acompanhamento e avaliação das trajetórias escolares são algumas das novidades deste ano

Perfil e necessidades profissionais de professoras(es) de Inglês de escolas públicas no Brasil

Este estudo investiga o perfil social e as necessidades de formação continuada de docentes de inglês que atuam na rede pública nos anos iniciais do ensino fundamental