Temáticas
Procure por

O que esperar do Programa Escola em Tempo Integral

Como a nova política de educação integral do MEC está estruturada, o que ainda está indefinido e quais os próximos passos para o desenvolvimento do programa

Jogo da Vida Real: brincando e aprendendo sobre o direito à cidade

Jogo de tabuleiro gratuito trabalha o direito à cidade e explica como ele está relacionado a outros direitos humanos, como educação, moradia, transporte e lazer

Violências contra crianças e adolescentes: uma luta de toda a sociedade

O que significam os dados alarmantes trazidos pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública e de que maneira a escola e toda a sociedade devem agir para combater a violência contra crianças e adolescentes e protegê-las

Podcast: um papo sobre convivência e relações na escola

Novo episódio do Educação na ponta da língua aborda a importância de uma boa convivência para prevenção e combate à violência na e contra a escola

APC: aprender a ler o mundo a partir da diversidade

por Débora Britto O que significa educar para o multiletramento? Conhecer e reconhecer o papel da leitura. Entender que precisamos ler mais para ensinar a ler. Educar não apenas… Leia mais >

Por que a melhor arma da escola contra a violência é a cultura de paz

Encontro com gestoras(es) educacionais reflete sobre violência nas escolas e desigualdades educacionais, e discute estratégias concretas para enfrentá-las; saiba mais

Eliane Leite: “A mulher negra, quando ocupa um cargo de liderança, representa toda uma comunidade”

Diretora de escola, CEO de consultoria de diversidade e conselheira do Cenpec, Eliane fala sobre sua trajetória de vida, representatividade e o papel da escola no combate ao racismo

Há muito o que se aprender com as florestas – e com quem vive nelas

Neste Dia de Proteção às Florestas, veja ensinamentos de quem vive nas e conhece as florestas e entenda a importância da educação ambiental para preservá-las

Quiz: Teste os seus conhecimentos sobre o ECA

No aniversário de 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, saiba mais sobre essa lei fundamental que garante os direitos das crianças e adolescentes

Fundeb: entendendo as complementações da União

Saiba quais foram as principais mudanças do novo Fundeb e entenda as complicações para se regulamentar o novo indicador VAAR, que deve ocorrer este ano

Compartilhando práticas de educação antirracista na escola

Saiba como foi o 1° Seminário: Práticas de Educação Antirracista na Escola, promovido pela Comunidade Cenpec com instituições escolares paulistanas

Podcast: alfabetização e letramento na ponta da língua

Professoras especialistas em alfabetização conversam sobre suas práticas em sala de aula, política pública e desafios do pós-pandemia

Áudio – Desenvolvimento integral

Como oferecer práticas para promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes? O podcast sobre o tema traz exemplos inspiradores das organizações WimBelemDon, de Porto Alegre (RS), e Verde… Leia mais >

Como tornar a leitura acessível e inclusiva

Conheça o “Guia de mediação de leitura acessível e inclusiva” e veja orientações de como trabalhar com a leitura inclusiva em diversos espaços escolares

Como você enxerga os povos indígenas?

Historiador Antonio Simplicio de Almeida Neto fala sobre como a educação pode beneficiar a luta dos povos indígenas, analisa a lei 11.645 e seu impacto no currículo

PNAD Contínua 2022: “Precisamos identificar grupos mais afetados e desenvolver políticas específicas”

De acordo com o IBGE, 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas e cerca de 18% da população entre 14 e 29 anos não completaram o ensino médio; entenda os motivos com comentários de Romualdo Portela

Na reta final do PNE

Chegamos ao último ano de vigência do Plano Nacional de Educação com 90% dele não cumprido; saiba mais e veja quais os cuidados na construção do novo PNE

De olho no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Especialistas comentam a estrutura e as expectativas da nova política nacional de alfabetização, que se compromete a alfabetizar todas as crianças até o final do 2° ano do ensino fundamental