PROGRAMA JOVENS URBANOS


Descrição:

O Programa Jovens Urbanos visa promover a ampliação do repertório sociocultural de jovens que vivem em territórios urbanos vulneráveis na perspectiva da educação integral, por meio de suas três linhas de ação: laboratório, transferência de tecnologia e assessoria a estados e municípios. Para isso, desenvolve, implementa e dissemina tecnologias de trabalho com a juventude apoiada em processos de formação ampliada, geração de oportunidade e inserção produtiva.

A edição do Programa desenvolvida na cidade de São Paulo atua como laboratório, revisando e testando novas metodologias na atuação com juventude, em parceria com outras organizações sociais nos territórios de atuação.

A transferência de tecnologia promove o fortalecimento das capacidades institucionais de organizações sociais parceiras, envolvendo o fortalecimento de estratégias de gestão e formação dos profissionais. 

As assessorias à estados e municípios são orientadas pela constituição de arranjos governamentais intersetoriais e se desenvolvem a partir de quatro eixos estratégicos: articulação institucional, educação integral, territorialidade e formação de profissionais.

Principais ações:

Edição SP

  • Encerramento do processo de transferência de tecnologia do Programa Jovens Urbanos com o Instituto Pombas Urbanas, por meio da implementação do modelo de cogestão;
  • Realização da formação inicial, continuada e temática das equipes das organizações da sociedade civil locais (educadores e gestores);
  • Realização de ações de participação dos jovens na esfera pública (Roda de Conversa sobre participação política, Fórum de Juventude de São Miguel Paulista);
  • Implementação do piloto da ferramenta digital do Portfólio Jovem.

Edição MG

  • Fortalecimento do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral de Minas Gerais, através de ações junto às 44 que compuseram o programa em 2017, organizadas em seis polos distribuídos por todo o estado. Principais ações especificadas a seguir:
  • Formações presenciais com membros da equipe técnica da SEE MG e equipes escolares (gestores, professores, coordenadores de Educação Integral), na Região Metropolitana de BH (RMBH) e acompanhamento de multiplicação da formação em escolas dos demais polos;
  • Desenvolvimento da metodologia Ambiências Criativas que busca envolver jovens e equipe escolar para problematizar aspectos da vida contemporânea e a partir daí reconhecer proposições estudantis como elementos de integração curricular;
  • Sistematização de experiências e conhecimentos, por meio da produção escrita e audiovisual, que resultou em 2 livros publicados e 6 vídeos formativos lançados, sobre juventudes, educação integral, gestão educacional e escolar e temas relacionados.

Edição Vale do Paraíba

  • Articulação com organizações educacionais (escolas e equipamentos públicos) no Vale do Paraíba para a transferência de tecnologia do Programa;
  • Realização da formação inicial, continuada e temáticas da equipe técnica do parceiro multiplicador;
  • Realização de formação na metodologia do Programa Jovens Urbanos para equipe de educadores da FUNDHAS - São José dos Campos;
  • Elaboração de sistematização sobre a ampliação e disseminação da metodologia no Vale do Paraíba;

Edição Rio de Janeiro

  • Realização da formação inicial, continuada e temáticas da equipe técnica do parceiro multiplicador;
  • Desenvolvimento de estratégias formativas para a convergência entre as metodologias do CIEDS (Juventude Empreendedora) e Programa Jovens Urbanos;
  • Realização de formações temáticas para equipes das escolas parceiras do Programa no Rio de Janeiro.

Destaque(s):

Publicação do Livro: Itinerário para as juventudes e a educação integral em Minas Gerais: parte I – concepções e metodologias.

Orientado pelas metodologias do Programa Jovens Urbanos em diálogo com as políticas da Secretaria de Educação de Minas Gerais, o livro oferece algumas trilhas de saberes e práticas para a educação integral de jovens, delineando a primeira parte de um itinerário para uma escola transformadora. 

Cerca de 3.000 escolas de ensino médio no estado de Minas Gerais, além de profissionais da área da educação em todo o país, terão acesso a materiais formativos (livros e vídeos) produzidos no escopo das nossas ações.

Acesse o livro digital.

 

Parceiro Investidor:

Fundação Itaú Social, CONDECA e Fibria

Abrangência:

Municípios de Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Santa Branca, Taubaté e São Paulo, todos no estado de São Paulo, estado de Minas Gerais e município do Rio de Janeiro/RJ.

Parceiro(s):

Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, CIEDS, Associação Jovens do Brasil, Aldeia Satélite, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, CEU Inácio Monteiro, Fundação Tide Setubal, Instituto Pombas Urbanas e PROCEDU - Projeto Cultural Educacional Novo Pantanal, GAMT - Grupo de Assessoria de Mobilização de Talentos, Pós-graduação da Universidade de Taubaté, Instituto Batucando, Fundhas - Fundação Hélio Augusto de Souza, EducaMais do Parque Meia Lua, escolas estaduais de São Paulo Valmar Lourenço, Alceu Maynard e Antônio José, escolas municipais do Rio de Janeiro Aspirante Francisco Mega; Reverendo Hugh Clarence Ducker, Colégio Estadual do Rio de Janeiro Madre Teresa de Calcutá e Centro Comunitário Irmãos Kennedy.

Números:

Profissionais envolvidos

0
Educadores sociais

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0
Coordenadores de OSCs

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0
Gestores e técnicos de secretarias

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0
Diretores e Coordenadores

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0
Professores

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0
OSCs participantes

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0
escolas envolvidas

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0
Adolescentes e jovens participantes

RESPOSTAS PARA O AMANHÃ – 4ª EDIÇÃO
PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL