PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR


Descrição:

O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação, estimula a melhoria da gestão das escolas públicas. Busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação – a ser construído com a comunidade escolar. Participar é um ganho para a comunidade escolar que pode utilizar as mesmas ferramentas para analisar a evolução dos processos de gestão.

Principais ações:

  • Monitoramento das inscrições e apoio à dupla coordenadora de cada estado (representantes da Undime e do Consed);
  • Atualização do curso para avaliadores;
  • Coordenação de reuniões técnicas com a rede de ancoragem, a primeira para avançar nas discussões acerca da concepção de gestão escolar que o PGE se propõe a difundir, capacitando o grupo para divulgações qualificadas do Prêmio; e a segunda para prepará-los para a coordenação dos comitês de avaliação em seus estados;
  • Coordenação dos Comitês Regionais e Nacional de Avaliação.

 

Destaque:

Na edição de 2017, foram criados os eventos regionais de premiação, possibilitando que cada diretor apresentasse o trabalho desenvolvido em sua escola, ou seja, uma oportunidade a mais para estabelecerem trocas de conhecimentos e experiências. Notamos dois avanços significativos na atual edição: a maturidade e aprofundamento da rede de ancoragem (duplas coordenadoras dos estados) no que diz respeito à concepção de Gestão Escolar; e a consequente melhoria nos resultados das avaliações estaduais.

Parceiro Investidor:

Consed - Conselho Nacional dos Secretários de Educação

Abrangência:

27 unidades da federação

2562 municípios

Parceiro(s):

MEC - Ministério da Educação; CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Undime - União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação; Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura; Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; Fundação Roberto Marinho; Fundação Lemann; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura.

Números:

Escolas inscritas

0
Inscritos nos cursos
0
Concluídos

Diretores participantes

0
Diretores
PRÊMIO ITAÚ-UNICEF
LETRAMENTO