DESAFIO IMPAES


Descrição:

Assessoria técnica ao Impaes na seleção de parceiros executores da formação continuada em Centros de Educação Infantil, monitoramento e avaliação da implementação dos projetos formativos e desenvolvimento cursos autoformativos.

Principais ações:

  • Monitoramento e avaliação da implementação dos projetos formativos pelas 4 organizações parceiras.
  • Desenvolvimento de dois cursos autoformativos inspirados na publicação “Arte na Creche”.

Parceiro Investidor

Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social

Abrangência

São Paulo, Osasco e Ferraz de Vasconcelos, todos no Estado de São Paulo

Parceiro(s):

Associação Nossa Turma, Associação Sabiá, Comunidade Educativa CEDAC e Instituto Avisa Lá

Destaque(s):

Produção de dois cursos autoformativos a partir da publicação virtual Arte na Creche, dirigidos aos professores, coordenadores pedagógicos e diretores de Centros de Educação Infantil nos territórios São Paulo, Osasco e Ferraz de Vasconcelos.

Curso Explorações Plásticas

No curso os participantes vão conhecer virtualmente o ateliê de alguns artistas para pensar sobre como esses espaços são organizados. Os cursistas serão convidados a refletir sobre a qualidade e a diversidade dos materiais utilizados para pintar e como a pesquisa, bem como a ocupação do espaço, já fazem parte do próprio percurso de criação. Vão conhecer e diferenciar alguns movimentos da pintura, colocando os problemas que a pintura colocou para os artistas, procurando relacionar aspectos que dialogam com os fazeres das crianças nos diferentes tempos da vida (de 1 a 3 anos). Serão estimulados a pesquisar os recursos plásticos, as cores e texturas mais características do entorno da creche. Ao final, vão ampliar o planejamento das propostas que estão no site Arte na Creche, desdobrando as cinco atividades em outras, mais detalhadas.

Curso 2: Cenários para Brincar

No curso online Cenários para Brincar os participantes serão convidados a refletir sobre as seguintes questões: o que a brincadeira tem a ver com a arte? Que diferença faz planejar um trabalho a partir dos conhecimentos sobre a brincadeira infantil e um trabalho a partir da arte, mediado pela brincadeira? Vão conhecer virtualmente alguns trabalhos de instalação, intervenções urbanas e cenários, refletindo sobre os problemas e desafios que esses artistas se colocam em relação à desconstrução e invenção de lugares, procurando relacionar aspectos que dialogam com a linguagem das crianças em suas explorações. Ao final, vão ampliar o planejamento das propostas que estão no site Arte na Creche, desdobrando as quatro atividades em outras, mais detalhadas. Vão sistematizar novos planejamentos e organizar uma lista de referências que podem inspirar a ampliação do universo lúdico na creche. Tendo organizado esse material no tempo virtual, partirão para a próxima etapa do trabalho, vivendo com as formadoras novas investigações na etapa presencial.

 

Profissionais envolvidos:

0
Gestores e técnicos de secretarias
0
Diretores e coordenadores pedagógicos
0
Professores

0
Coordenadores de OSCs

0
Participantes dos cursos
0
Centros de Educação Infantil
0
Crianças beneficiadas
EDUCAÇÃO COM ARTE
ASSESSORIA AOS MUNICÍPIOS PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL