Pesquisas


Assessoria ao GT Formação de Professores – CONSED

Objetivo:

Apoiar tecnicamente o grupo de trabalho (GT) do Consed com pesquisas, levantamentos e sistematizações referentes à formação continuada de professores da educação básica.

Principais ações desenvolvidas:

  • Levantamento, sistematização e apresentação da Legislação que rege e impacta a formação continuada no país e dos programas do MEC direcionados à formação continuada de professores da educação básica. Disponível em: Planilha programas federais de formação continuada de professores
  • Seleção e apresentação de experiências de políticas de formação continuada de coordenadores pedagógicos.
  • Discussão dos primeiros resultados do GT de formação de professores do Consed. 

Parceiros:

Todos pela Educação

Status:

Finalizado

Consensos e dissensos em torno da definição de referentes de atuação docente

Objetivo:

Descrever e analisar as tomadas de posição e argumentos de indivíduos que participam do debate sobre políticas educacionais no Brasil a respeito da definição e uso de referenciais para a atuação docente.

Principais ações desenvolvidas:

  • Composição de lista de nomes para realização de entrevistas.
  • Elaboração e pré-testagem de roteiro estruturado de entrevista.
  • Realização e transcrição de 55 entrevistas.
  • Análise das entrevistas pelas metodologias de análise de conteúdo e análise de correspondências múltiplas.
  • Produção do relatório final.

Parceiros:

Todos pela Educação

Status:

Finalizado

Crenças de professores sobre a reprovação escolar

Objetivo:

Identificar vínculos entre as crenças ou representações dos professores a respeito da reprovação escolar e suas concepções psicopedagógicas sobre aprendizagem, inteligência, avaliação, princípio de justiça e gestão de heterogeneidade.

Principais ações desenvolvidas:

  • Adequação do artigo com os achados da pesquisa aprovado para publicação no periódico Educação em Revista.
  • Encerramento da pesquisa.

Parceiros:

Fundação Tide Setubal

Status:

Finalizado

Equidade e políticas de melhoria da qualidade da educação: o caso do Acre

Objetivo:

A pesquisa consiste na investigação se e como as políticas educacionais implantadas no estado do Acre explicam a evolução dos principais indicadores que refletem a qualidade e a equidade na educação no ensino fundamental.

Principais ações desenvolvidas:

  • Análise da política educacional acreana.
  • Realização dos estudos quantitativos para investigação da equidade educacional no estado do Acre.
  • Elaboração de artigo quantitativo sobre o Acre.
  • Elaboração de artigo qualitativo sobre o Acre.
  • Encerramento da pesquisa.

Parceiros:

Fundação Tide Setubal

Status:

Finalizado

Interdependência competitiva entre escolas

Objetivo:

Descrever e analisar as redes de relações de interdependência entre escolas públicas de um determinado território vulnerável, caracterizando o tipo de relação que se estabelece e apreendendo seus vínculos com as desigualdades socioespaciais, com a qualidade e a equidade nas redes de ensino. A pesquisa foi realizada no distrito de São Miguel Paulista, município de São Paulo, junto às redes municipal e estadual.

Principais ações desenvolvidas:

  • Análise quantitativa sobre a movimentação de alunos e professores.
  • Elaboração de dois artigos científicos a partir da análise quantitativa de movimentação de alunos e professores.
  • Finalização de artigo sobre gestão do tempo.

Parceiros:

Fundação Tide Setubal e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio do CNPq

Status:

Finalizado

Participação e engajamento de jovens e suas repercussões em sua vida escolar: O caso das ocupações de escolas em São Paulo

Objetivo:

Identificar processos e condições de participação e engajamento juvenil em movimentos sociais, por meio da descrição e análise das trajetórias sociais de jovens envolvidos, direta ou indiretamente, nas ocupações de escolas em São Paulo ocorridas em 2015.

Principais ações desenvolvidas:

  • Seleção dos jovens sujeitos da pesquisa segundo critérios definidos previamente.
  • Elaboração e pré-testagem de roteiro semiestruturado de pesquisa.
  • Realização e transcrição de entrevistas com 11 jovens.
  • Início das análises das entrevistas e redação dos retratos sociológicos.
  • Início da elaboração de relatório preliminar de pesquisa baseado na elaboração de retratos sociológicos dos jovens.

Parceiros:

Instituto Unibanco

Status:

Finalizado

Políticas de Ensino Médio: o caso de quatro Estados

Objetivo:

Descrever e analisar políticas implantadas por distintos estados brasileiros para o ensino médio, bem como o modo pelo qual escolas situadas em territórios vulneráveis socialmente respondem aos desafios e às possibilidades colocados por essas políticas.

Principais ações desenvolvidas:

  • Finalização e publicação de três artigos científicos com os resultados da pesquisa

Parceiros:

Fundação Tide Setubal 

Status:

Finalizado

Boletins Educação & Equidade

Boletim Educação & Equidade nº 4 | Diversidade de oferta de matrícula no ensino médio amplia a desigualdade social. Disponível: http://www.cenpec.org.br/boletim/boletim04/

Boletim Educação & Equidade nº 5 | Percepções e reações de educadores influenciam a implementação de políticas nas escolas. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/boletim/boletim05/

Boletim Educação & Equidade nº 6 | Diferença de atendimento nas escolas de período integral e parcial de ensino médio reflete na crença do jovem no próprio futuro e na relação dele com o saber. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/boletim/boletim06/

Cadernos Cenpec

Periódico acadêmico de estudos e pesquisas em educação, Cadernos Cenpec tem como missão promover a interação entre a pesquisa e ação educacionais por meio do debate e da ampla divulgação de investigações científicas e acadêmicas, bem como a sistematização e análise de políticas públicas, programas e práticas educacionais que tenham como objetivo o enfrentamento de desigualdades sociais, escolares e culturais e a busca do desenvolvimento sustentável.

Parceiros: Fundação Tide Setubal

Volume 6, número 2 – Especial sobre a Pesquisa “Políticas para o ensino médio: os casos de quatro estados”

Entrevista “A razão dos gestores”, com Maurício Holanda Maia;

Tradução do artigo “Fonctions, structuration et évolution des croyances (et connaissances) des enseignants” (Funções, estruturação e evolução das crenças (e conhecimentos) dos professores), de Marcel Crahay et al.

Artigos:

Disseminação

 

LIVROS

Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais – Fundação Santillana / editora Moderna.

Disponível em: http://www.cenpec.org.br/wpcontent/uploads/2017/08/poli%CC%81ticas_EM_completo02.pdf

EVENTOS PROMOVIDOS

Lançamento do livro Políticas para o Ensino Médio e desigualdades escolares e sociais. Com apresentação da pesquisa “Políticas para o Ensino Médio: o caso de quatro estados”, por Antônio Batista.

Painel sobre “Das políticas nacionais de educação à implementação nos estados”, com participação de Marco Brandão, secretário de Estado de Educação e Esporte do Acre, e mediação: André Lázaro, diretor da Fundação Santillana.

Debate sobre "Como as políticas chegam às escolas", com participação de Cecília, técnica da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, e Hélida Lança, da Escola Estadual Oswaldo Catalano (São Paulo),  e mediação de Paulo Saldaña, jornalista da Folha de S. Paulo e diretor da Jeduca.

ARTIGOS APROVADOS, AGUARDANDO PUBLICAÇÃO

Crenças de professores sobre reprovação escolar | Educação em Revista (versões em português e inglês). Disponível em: Artigo Crenças de professores sobre reprovação escolar

ARTIGOS SUBMETIDOS, AGUARDANDO AVALIAÇÃO

  • Gestão do tempo e oportunidades de aprender na metrópole de São Paulo: uma análise de duas escolas situadas em territórios vulneráveis | Pro-posições. 
  • Equidade educacional no Acre: os resultados do SAEB entre 1999 e 2011| Estudos em Avaliação Educacional. 
  • A política educacional acreana entre 1999 e 2010: características e incidência na equidade | Cadernos de Pesquisa. 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM CONGRESSOS

ASSESSORIA DE IMPRENSA

  • Divulgação dos resultados da pesquisa Crenças de professores sobre reprovação escolar.
  • Divulgação dos resultados da pesquisa Políticas de ensino médio: o caso de quatro estados.
  • Ao todo foram 45 inserções de destaque na mídia. Disponível em: Destaques na mídia