Relatório de Atividades 2017

É com imensa satisfação que apresento o Relatório de Atividades do CENPEC, com o balanço de 2017. Para a equipe do Cenpec, o processo de produzir o relatório exige voltar o olhar para o que foi feito, avaliando em que avançamos, onde precisamos investir esforços e o que aprendemos com os nossos erros e acertos.

O conjunto das ações desenvolvidas ao longo do ano, traduzidas em projetos, pesquisas e incidência no debate educacional, expressa nosso compromisso com a educação pública brasileira e com a superação das condições de desigualdades que afetam nossas crianças e jovens.

Para além das áreas em que atuamos, como letramento e alfabetização, educação integral, ensino médio e juventude, gestão educacional, formação de profissionais da educação, o CENPEC esteve presente nos principais debates educacionais de 2017, em especial a mobilização em torno da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, da defesa do Plano Nacional de Educação e da garantia de recursos para a educação.  Sem essas condições corremos o risco de termos uma geração perdida e que está nas nossas escolas.

O Relatório de Atividades é um importante instrumento de prestação de contas para nossos parceiros e para a sociedade. Trata-se de uma afirmação de nosso compromisso como organização da sociedade civil com a transparência.

Por fim, desejo que, ao compartilhar nossas experiências, conquistas e desafios, o CENPEC possa contribuir para uma mobilização de todos em torno da valorização e da melhoria da educação pública com equidade.

Boa leitura!

 

Mônica Gardelli Franco

Superintendente do CENPEC