Apresentação

Sem dúvida, 2016 foi um ano de muita instabilidade política e econômica para o Brasil. Infelizmente, a Educação não passou incólume. Políticas e programas foram descontinuados e o mais grave: foi aprovada a Emenda Constitucional 95/16, que limita os gastos públicos em áreas sociais e coloca em risco a implementação do Plano Nacional de Educação.

Frente a este cenário, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) seguiu desempenhando seu papel como Organização da Sociedade Civil: produziu conhecimento por meio de pesquisas e do desenvolvimento de metodologias e de projetos e, principalmente, se posicionou criticamente – sempre com embasamento técnico – sobre as principais pautas educacionais ao longo do ano.

Neste relatório, o Cenpec reafirma seu compromisso em contribuir para o fortalecimento das políticas públicas educacionais e o enfrentamento das desigualdades sociais no país.

Mais do que um mero instrumento de transparência e de prestação de contas, em cada uma das seções deste documento compartilhamos nossos valores, realizamos um balanço do trabalho desenvolvido e celebramos o que aprendemos.  

Constatamos, após mais um ano de muito trabalho, que a atuação do Cenpec segue baseada na escuta dos diferentes atores, na colaboração, no compartilhamento de visões e na construção coletiva do conhecimento.

Boa leitura.

Anna Helena Altenfelder
Presidente do Conselho de Administração do Cenpec