Subsídios para a Educação Integral

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Subsídios para a Educação Integral

Investidores

Fundação Itaú Social e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

Objetivo

Contribuir para o desenvolvimento de experiências de Educação Integral e colaborar na construção de um marco conceitual e metodológico nesse tema.

Abrangência

Nacional

Público

Docentes, diretoras(es) de escolas, coordenadoras(es) pedagógicas(os), secretárias(os) e gestoras(es) estaduais e municipais, supervisoras(es) de ensino, educadoras(es) sociais, coordenadoras(es) de OSCs, conselheiras(os).

Produto

Publicação Educação Integral: guia de referência. Cenpec, 2000.

Vigência

1999 – 2000


Sobre o projeto

O Projeto Subsídios para a Educação Integral foi uma demanda apresentada ao Cenpec pelo Unicef, que à época desenvolvia uma estratégia de estímulo ao trabalho em parceria entre escolas e organizações sociais, buscando novas práticas e valores que resultassem numa educação mais democrática. O objetivo foi, portanto, estimular a reflexão e a divulgação de experiências em educação integral construídas a partir da escola ou da articulação desta com outras agências formais e informais de educação, cultura e proteção como alternativas viáveis de melhoria da educação no Brasil.

O acolhimento da proposta pelo Cenpec se deveu à comunhão de propósitos em relação ao tema, que já vinha sendo tratado pelo Prêmio Itaú-Unicef. A ideia de se realizar um Seminário Internacional previa a apresentação de experiências internacionais já mapeadas pelo Unicef para reforçar as possibilidades nacionais de articulação de projetos entre ONGs e escolas. 

O projeto teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da educação integral em três universidades – PUC/SP, USP e Unicamp; em seguida foram realizadas três oficinas sobre o assunto com a participação de especialistas na área de educação.

O coroamento do processo se deu com a realização do Seminário de Educação Integral, que focalizou os avanços e entraves teóricos e práticos para a implantação de uma agenda de Educação Integral, incluindo experiências nacionais relevantes.